Está sendo realizada em Feira de Santana a 3ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento começou nesta quarta-feira (23) e segue até a próxima sexta-feira (25), sendo realizado na Rua Juvêncio Erudilho, nº 410, Barroquinha. No local, estão sendo comercializados diversos produtos da agricultura familiar, além da realização de palestras e apresentações culturais.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Feira de Santana, Adriana Lima, destacou a importância da Feira para os agricultores. Segundo ela, os oito distritos do município estão participando.
“Essa é a semana do agricultor, então achamos importante reunir os agricultores nesta Feira. Este ano teve chuva, está chegando a safra, e é um momento de festejar, de alegria, de fazer roda de conversa, trazer a cultura e fazer o resgate com todas as comunidades rurais, além de ser um momento de reflexão”, afirmou.
Durante a Feira, uma nutricionista também está presente. Segundo Adriana, a presença da profissional é importante para que todos compreendam as propriedades de cada alimento produzido pelos agricultores.
“A gente produz o alimento, sabe que é bom consumi-lo, mas não conhece as propriedades que ele possui. Então, ela traz esse esclarecimento, destacando a importância da alimentação natural para a saúde.”
A agricultora Elisabete Vitória Santos Ramos participa da Feira pela primeira vez. Ela é da comunidade quilombola de Lagoa Grande, no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, e falou sobre os alimentos que está comercializando.
“Trouxemos muitas novidades da nossa comunidade para esta Feira, como bolos, açafrão, mel, além de artesanatos. Tudo é produzido nas nossas comunidades”, afirmou.
A comerciante Sandra falou da felicidade de participar da Feira. Ela está comercializando licor, amendoim, limão, feijão, caldo de aipim, entre outros produtos da agricultura familiar.
“Essa Feira é muito importante, não pelo dinheiro, mas pelos laços que a gente cria. É muito gratificante estar aqui compartilhando esse momento”, disse.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.