Acorda Cidade

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que varia de 0 a 1, divulgou o resultado anual de indicadores relativos à saúde. Segundo o índice, em Feira de Santana, houve uma evolução dos indicadores do município.


Conforme o IFDM, o maior desenvolvimento da saúde em Feira de Santana foi verificado somente a partir de 2009. Nos quatro anos anteriores, o Município registrou um decréscimo considerado no índice de qualidade da prestação dos serviços de saúde aos seus munícipes. Em 2005, foi registrado um índice de 0,7487. em 2006, Feira regrediu para o índice 0,6908. Em 2007, novamente regrediu, atingindo o índice 0,6875. Em 2008, alcançou índice 0,7086.

Para o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, o crescimento no IFDM em 2009 (0,7463) pode não ser considerado o ideal, mas demonstra uma mudança significativa no foco da atual Administração Municipal, que vem concedendo maior atenção à saúde. “Feira de Santana tem hoje uma nova perspectiva na área de saúde. Temos conseguido alcançar melhores indicadores, relacionados ao atendimento de distintas demandas. E não é somente a população local que está sendo beneficiada, mas também a das cidades circunvizinhas”, ressalta.

Ainda de acordo com Getúlio Barbosa, a SMS prioriza a busca por uma melhor prestação dos serviços de saúde aos munícipes, realizando também fiscalizações. “Temos equipes responsáveis por promover a fiscalização da probidade tanto no âmbito interno quanto no externo, no relacionamento do ente público com as unidades credenciadas”, destaca, acrescentando que “são realizadas com freqüência visitas nas unidades, a fim de apurar inconformidades que ferem o contrato firmado entre estas unidades e o Fundo Municipal de Saúde”.