Para conectar nova rede adutora e reservatório elevado em construção ao sistema em operação, o fornecimento de água precisará ser interrompido em Feira de Santana e região nesta quinta-feira (24).
Para possibilitar a interligação de tubulações da obra de ampliação do sistema integrado de abastecimento de Feira de Santana, o fornecimento de água será interrompido a partir das 5h da manhã desta quinta-feira (24), nos municípios de Feira de Santana, Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Santa Bárbara e Santanópolis.
Essa intervenção consiste em etapa importante, em que é necessário finalizar a montagem de estruturas com a conexão das novas redes ao reservatório que também está em construção. Devido à complexidade desta operação, que envolve tubulações de grande porte e a operação de diversos equipamentos, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos no final da noite do mesmo dia (24).
As interligações, segundo o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto, são fundamentais para conclusão da 3ª etapa da obra de ampliação do sistema, que tem como objetivo aumentar a oferta de água, proporcionando maior segurança hídrica ao abastecimento na região, principalmente nos períodos de maior consumo, durante a estiagem.
“Os trabalhos seguem conforme o cronograma e as interligações são essenciais para a finalização da obra. Essa ampliação é estratégica para atender ao crescimento urbano da região e garantir maior regularidade no fornecimento durante estiagens prolongadas e períodos de altas temperaturas”, reforça.
Após a conclusão do serviço, o fornecimento de água será retomado de forma gradativa nos municípios atendidos, sendo necessário encher novamente a rede distribuidora até voltar a abastecer os reservatórios dos imóveis da área atendida. Por isto, é recomendado que a população armazene previamente a água nos reservatórios domiciliares para que seja utilizada de forma segura e econômica, evitando usos que possam ser adiados, até que seja normalizado o abastecimento. A completa regularização deverá ocorrer no prazo de até 48 horas depois de concluídos os trabalhos.
AMPLIAÇÃO DO SISTEMA| As obras de ampliação do sistema integrado de abastecimento estão em andamento e incluem:
- Ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), com um aumento de 750 litros por segundo na capacidade de produção
- Implantação de uma Estação de Tratamento de Lodo
- Construção de um reservatório elevado de 600 m³
- Ampliação das estações elevatórias
- Instalação de sistema de lavagem dos filtros, entre outras melhorias operacionais.
Com investimento da ordem de R$ 111 milhões, a obra permitirá aumentar para 2.250 litros por segundo a capacidade de distribuição de água tratada, beneficiando diretamente cerca de 1,1 milhão de pessoas nos seis municípios contemplados, além de promover maior eficiência no processo de tratamento e distribuição de água.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram