Carro Clonado

Falta de Legislação específica dificulta vida de quem teve seu carro clonado, diz João Marinho

Sem conseguir resolver a situação, João Marinho solicitou a mudança da placa do seu carro e, em agosto, recebeu a notícia de que o pedido não foi atendido. Desde janeiro de 2010, ele tenta mostrar a autenticidade do seu carro, sem sucesso.

Roberta Costa

O secretário municipal de administração, João Marinho Gomes, esteve no programa Acorda Cidade no dia 26 de maio para pedir ajuda sobre o seu carro, que está clonado. No mês de março de 2009, ele recebeu uma multa emitida em Contagem, município de Minas Gerais. João Marinho afirma que seu veículo nunca saiu do estado da Bahia e o veículo que está registrado na foto não é dele. Os veículos possuem a mesma placa e está registrado no nome de João Marinho.

 
Sem conseguir resolver a situação, ele solicitou a mudança da placa do seu carro e, em agosto, recebeu a notícia de que o pedido não foi atendido. Desde janeiro de 2010, ele tenta mostrar a autenticidade do carro, sem sucesso
 
“É muito transtorno para a pessoa. Essa não é uma situação isolada. Ficamos com esse problema, sem conseguir uma solução”
 
LEGISLAÇÃO Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), não existe na legislação de trânsito uma regra específica para carros clonados. Assim, resta ao proprietário recorrer ao Denatran com a justificativa de que não cometeu nenhuma multa ou ainda descobrir se o carro que dirige é a cópia. No site do Denatran (clique aqui), os motoristas podem conferir os procedimentos para quem está passando pela mesma situação que João Marinho.
 
“A impunidade gera esses trantornos, espero resolver esse problema o mais rápido possível”, finalizou João Marinho.