Ney Silva
A promoção de eventos sociais neste final de semana por duas faculdades de Feira de Santana movimentou a cidade. A Faculdade Nobre realizou o 1º Serviço Social no estacionamento em frente á Prefeitura. A FTC- Faculdade de Tecnologia e ciências através do curso de Medicina Veterinária apoiou o Projeto Cão na Praça.
Para realizar o 1º Serviço Social a FAN mobilizou estudantes e professores da instituição. Foram instalados estandes para explicar as pessoas da comunidade como atuam os profissionais da assistência social.
Para animar os estudantes do curso de Serviço Social, a maioria mulheres, foi realizada ginástica.
Idosas da UATI – Universidade Aberta á Terceira Idade da UEFS fizeram uma homenagem á Carmem Miranda. Elas dançaram usando roupas que lembravam a cantora.
Os estudantes informavam aos visitantes a importância do profissional de Serviço Social e sua contribuição em todos os segmentos da sociedade incluindo a área jurídica. Um estande do Balcão da Cidadania também foi instalado no evento com a participação de alunos do curso de direito.
Monitora do Nepas – Núcleo de Estudo e Pesquisa em Assistência Social, a estudante Tereza Cristina da Paixão mostrava-se feliz com a realização do evento. “É importante e traz informações para a comunidade. Nosso trabalho como assistente social é muito abrangente", explica.
Sobre a empregabilidade, Tereza Cristina disse que tem melhorado muito devido a visibilidade que o Governo Federal vem dando a assistência social. Ela disse que as oportunidades para o profissional de assistência social antes muito restritas agora estão bem mais amplas.
A estudante Mayara Correia, que participou do estande sobre saúde mental, informou que o assistente social pode atuar na rede Caps- Central de Atenção Psicossocial. Ela também destacou o crescimento da profissão; “Está crescendo bastante e é muito procurada.
Projeto Cão na Praça
Idealizado pelo site www.euamoanimais.com.br com apoio do curso de Medicina Veterinária da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, o Projeto Cão na Praça realizado na Praça João Barbosa de Carvalho, atraiu muitas pessoas. Um dos objetivos foi explicar a importância de uma convivência salutar com os animais, especialmente cães e gatos.
A APA- Associação de Proteção aos Animais participou do evento. A entidade mantém com ajuda de voluntários mais de duzentos animais. Houve doações de filhotes de cães.
A adolescente Larissa Martins estava muito feliz. Ela conseguiu adotar um cachorro e gostou da iniciativa dos organizadores do projeto. “Isso é muito bonito porque acaba tirando os cães da rua", afirmou.
A pedagoga Tatiara Sampaio é voluntária da instituição. Ela disse que o objetivo da APA no projeto foi o de conscientizar as pessoas para a adoção responsável. “Não é somente chegar aqui e levar pra casa um animal. Tentamos fazer uma triagem para saber qual é a verdadeira intenção das pessoas interessadas", disse.
A estudante de medicina veterinária da FTC, Géssica Soares de Freitas, foi uma das organizadoras do projeto. Ela explicou que a ideia e fazer com que as pessoas possam ter uma melhor convivência com os cães. "Como no futuro vamos atuar como veterinários isso é muito importante para nossa profissão" disse.
Quem levou animais para o evento teve orientação de veterinários sobre os cuidados que se deve ter para manter a saúde dos animais e como alimentá-los corretamente. Houve ainda encontro de raças e show de cães adestrados.
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade