Diomara Cristina Mattos Veiga, uma professora aposentada de 53 anos, natural de Feira de Santana, passou por um incidente traumático no último sábado, dia 3 de junho, no Shopping Boulevard. O ocorrido serve como alerta:
Enquanto esperava na fila da pipoca do cinema com seu filho e sobrinho, um tumulto ocorreu nas proximidades e Diomara ofereceu ajuda. No entanto, ela não imaginava que esse momento de distração seria aproveitado por golpistas para roubar seus pertences.
Os golpistas conseguiram sacar todo o seu salário, além do limite do cheque especial. Ao Acorda Cidade, Diomara explicou todos os detalhes do ocorrido.
“Estávamos eu, meu filho e meu sobrinho, comprei os ingressos para o cinema, nos dirigimos até a fila da pipoca. Lá na fila da pipoca surgiu uma situação, um princípio de tumulto, eu fui tentar auxiliar na hora do tumulto quem estava precisando de suporte, e depois segui normalmente, retornei para casa, fui até a padaria, e ao chegar em casa, que eu fui desocupar a bolsinha pequena que eu estava, tipo capanga, pendurada em frente ao meu corpo, e quando fui desocupá-la para colocar as coisas de volta em uma bolsa maior, eu dei pela falta do porta documentos do meu filho, contendo documento de identidade, CPF, os cartões do plano de saúde dele, a carteira de vacinação e o meu cartão do banco, o cartão da conta corrente. A minha reação foi entrar no carro, deixei os meninos em casa com a minha mãe que é portadora de Alzheimer, deixei eles tomando conta de minha mãe, e retornei ao Shopping, me dirigi até a parte do cinema, e como já tinha começado uma nova sessão eu não pude ter acesso à sala de cinema para verificar se tinha caído lá, me encaminharam para a bilheteria para ver se alguém tinha encontrado e entregue; da bilheteria me encaminharam para o Achados e Perdidos, lá também não havia sido entregue e em nenhum momento a funcionária do Achados e Perdidos me orientou sobre a necessidade de registrar a Ocorrência lá no Shopping. A orientação que me deram no setor foi para que eu retornasse no domingo ao meio-dia para verificar se o pessoal que faz a limpeza no cinema tinha encontrado os meus pertences e teria entregue lá, eu agradeci e saí”, contou.
A preocupação de Diomara era que todo seu salário do mês estava em sua conta, mas como o seu cartão necessitava de senha, isso a tranquilizou. No entanto, ao abrir o aplicativo do banco, Diomara descobriu que os criminosos conseguiram sacar tudo.
“No momento eu me desesperei, eu fiquei nervosa, eu comecei a chorar. Eu estava sozinha quando eu retornei ao Shopping, eu tive mal-estar, enjoo, uma dor muito forte abdominal e aí liguei para meu irmão mais novo, que é policial militar, ele me disse para eu me manter calma e fosse até a casa dele para ele me acompanhar até a delegacia. Lá eu registrei a ocorrência, tentei o tempo todo bloquear o cartão pelo aplicativo, e não consegui, na delegacia me orientaram que no caixa eletrônico eu conseguiria fui até o caixa, fiz todo procedimento, e apareceu a mensagem que meu cartão estava cancelado. Ontem fui até o banco, o funcionário do banco muito arrogante, fiquei muito nervosa, porque ele deu a entender que eu tinha criado aquela situação para extorquir o banco”, disse.
Compras realizadas
No extrato do cartão apareceu uns três ou quatro nomes diferentes de pessoas físicas, comentou.
“Fui ao Shopping com meu irmão, na tentativa de buscarmos esses nomes fantasia, pela razão social o Shopping me informaria, para que eu pudesse me dirigir até as lojas e tentasse conseguir alguma coisa. O Shopping disse que só liberava essas informações com ordem judicial. No sábado, depois que minha ficha caiu, que eu tinha sido roubada, que tinham limpado a minha conta, eu procurei um dos prepostos do Shopping, um daqueles seguranças que ficam fardados, e não encontrei ninguém que pudesse me dá um encaminhamento, um suporte, absolutamente nada. Hoje ao procurar o Achados e Perdidos novamente um funcionário me perguntou se eu tinha registrado o Ocorrido lá no Shopping e eu disse que não tinha recebido nenhuma orientação nesse sentido”, destacou.
Câmeras sem funcionar
Diomara também foi procurar a gerente do cinema para que pudesse olhar as câmeras da área e foi dito à professora que as câmeras da área do cinema estão todas sem funcionar.
“E um outro funcionário me relatou que o Shopping se isenta da responsabilidade do que acontece com o cliente dentro do Shopping e aí é complicado, você se torna vulnerável em todos os sentidos, eu me senti um lixo, ter a minha privacidade invadida, ter todo o meu dinheiro roubado, fiquei indignada, porque eu sou correntista do banco há mais de 30 anos e o banco tinha noção da movimentação que eu tenho na minha conta, viu que não tinha sentido, em um sábado, no fim de semana, meio de tarde para início de noite, eu fazer uma movimentação daquela, ao mesmo tempo, e não ter bloqueado, não ter entrado em contato comigo em nenhum momento, para sinalizar nada, simplesmente foi liberando, liberou todas as compras e eu tive um prejuízo total de R$ 6.405,00 mais o limite do cheque especial e o que eu nesse momento gostaria de reivindicar é que o Shopping seja responsabilizado sim. Hoje ao retornar ao Shopping a gerente do cinema me informou que teve uma situação de tumulto também na praça de alimentação, me informou que teve gente ferida, roubada, mas o Shopping não divulgou nada disso para a imprensa. Você sai para se divertir, fazer uma higiene mental e volta com esse transtorno”, lamentou.
A vítima frisou que não sabe como essa situação irá se resolver e informou que o funcionário do banco disse que o banco não irá estornar o valor perdido.
“Porque não vai ficar comprovado de que foi problema no sistema do banco, e a gente fica vulnerável. Eu não sei como isso aconteceu, eu não sei se não hora que eu comprei os ingressos do cinema já estavam por trás de mim visualizando quando eu digitei a senha. Porque todas as compras feitas no meu cartão, após o roubo, foram feitas com débitos em conta. Uma compra no valor de R$4.000, uma de R$ 1.000, duas de R$ 150,00, uma de R$ 200,00 e um saque no Banco 24h de R$ 350,00. No momento da minha compra do ingresso, até a última operação efetivada pelo ladrão, demorou menos de 30 minutos”, explicou Diomara Mattos.
O Acorda Cidade entrou em contato com o Boulevard Shopping o qual informou que não recebeu “nenhum registro do ocorrido na área interna de uma de suas lojas, mas que está a disposição das autoridades para apoiar nas investigações”.
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Seria bom investigar se a compra foi feita online.Afinal 30 minutos ( segundo o relato da professora)para fazer toda essa compra e ainda o saque não daria tempo.Ha não ser online.Pede uma ordem judicial para saber em quais lojas foram compradas.E entra com um processo contra o shopping por falta de segurança em relação as câmeras e contra o banco ,por falta de segurança em relação as compras extraordinárias.Porque já bloquearam compras minhas que acharam estranha.
Fui em uma sorveteria,na hora de pagar resolvi,levar sorvete pra casa ,fui pegar e esqueci o cartão ao lado da maquineta ,ao voltar ( coisa rápida só dei as costas) a funcionária estava com meu cartão em mãos e o celular dela também em um lugar mais afastado.Falei pra ela ouvir ,que quando chegasse em casa iria bloquear meu cartão.Mas mesmo assim ela tentou fazer compra ,mais o banco ,me questionou por notificação e eu neguei a compra.Certamente tirou foto do meu cartão.Por isso raspei o código de segurança que fica atrás em todos meus cartões.Anotei comigo.Mesmo que tirem foto ou roubem não conseguem comprar sem esse código (se for online)
Situação constrangedora. Bancos não buscam formas de dá mais segurança aos clientes. O tumulto pode ter sido criado justamente para o furto acontecer. O Shopping não ter câmeras de segurança é um absurdo. Quanto ao tratamento do banco, às vezes acontece. O cidadão vive refém do crime e do sistema. Vejam as propagandas sobre “DINHEIRO ESQUECIDO NOS BANCOS”. Os bancos sabem a quem pertence, cidadão tem dificuldades pra saber, existem dificuldades de comunicação, falam em bilhões esquecidos… Porquê não depositam nas contas dos correntistas e os irformam????? Quem souber……..morrrrreeeee
É realmente indignante a situação do Shopping Center, onde as câmeras não estão funcionando. É extremamente preocupante, pois isso levanta questionamentos sobre a segurança dos frequentadores. Fica ainda mais suspeito quando se trata da questão da senha do cartão. Será que alguém da bilheteria está envolvido nisso? É uma situação alarmante, e espero sinceramente que não haja qualquer tipo de má fé por trás disso. Afinal, a segurança e a confiança dos clientes deveriam ser prioridades absolutas.
Pelo que li, as câmeras do cinema que não estavam funcionando, mas as do shopping estavam. Leia a matéria com calma novamente. Fica a dica.
Aí já foi, os mala suja se ligaram na senha dela na hora que ela digitou pra pagar os ingressos, daí criaram a situação pra passar a mão na pochete da moça.
A única lógica se tudo que foi dito acima na matéria. Agora no caixa eletrônico geralmente filma quem faz saque. É só solicitar no banco essas filmagens, se não derem na boa ,solicita via justiça. Agora tem banco que só saca com combinações de letras ou digital neh, o dela deve ser a senha de 4 dígitos Faltou ela falar a idade do netinho dela , porquê tem uns netinhos danados viu kkkkkkk
Por isso que muitos nao se metem, e preferem deixar a brigas ou tumultos como foi citado na materia, serem resolvidas pelas autoridade local. justamente por que as vezes quem nao tem nada haver acaba sobrando como diz o ditado. da mesma forma que vimos relatos de pessoas que foram ajudar a separar brigas e perderam a vida. ou seja, se tem algum tumulto briga arrastao ou o que seja , apenas saia de perto e deixa para quem de fato pode reolsver. respeito a opniao de todo, e essa é a minha.
Os esquerdistas estão loucos kkkkkk , relaxa faz o L
Cada comentario nojento, não agravando a todos, a vitima sai como errada e tem gente q ainda rir da situação.
Como assim as câmeras sem funcionar? Isso no mínimo é INADMISSÍVEL! NAO DA PRA ACREDITAR!
Vai no twitter do banco e relata, pede a galera pra retuitar, dar RT, e pode ser que a pressão surta efeito e haja o ressarcimento, senão, é tentar a via judicial, imclusive contra o shopping. As pessoas dizem que o shopping não é responsável, mas depende do entendimento do juiz do processo, há um tempo um morador de Salvador processou uma empresa de ônibus por ter sido assaltado e foi indenizado.
Já consultei um advogado, não tenho nenhuma chance, ainda corro o risco de perder o processo e ainda ter de pagar as custas!
O estabelecimento comercial é responsável por roubo e furto em suas dependências.
O banco tem que lhe ressarcir por autorizar transações incomuns num curto espaço de tempo, por terceiros, até pq ações atípicas geralmente bloqueia o cartão. Cabe a eles denunciarem a quadrilha para elucidar como conseguiram a senha e realizaram compras com um cartão furtado.
A não ser que eles tenham como provar que a senhora que fez as compras.
Estão lhe constragindo, para a senhora não levar a diante.
Os dois estabelecimentos estão lhe expondo a situações vexatórias e até questionando sua moral ao insinuar que a senhora tem intenção de estorquir a instituição.
Importante guardar as notificações da ocorrência do shopping e da queixa para qualquer eventual necessidade.
Mantenha sua tranquilidade, justiça sempre é feita!
Apenas minhas considerações referente ao relato descrito!
Ô lote de infelizes, se vcs nao tem nada de positivo a escrever, vão cuidar da vida de vcs. No dia q vcs metidos a espertos passarem por uma situação de vulnerabilidade do tipo, que vcs encontrem a mesma reciprocidade que vcs estão tendo agora.
Lote de sem q fazer, mundo cão, só encontra uns desalmados sem empatia alguma. O outro até fazer conta do salário de professor foi. E quanto ganho quem o professor ensinou ? Sem noção.
Concordo com você Ricardo, as pessoas totalmente sem noção, sem empatia nenhuma.
Realmente são pessoas sem compaixão verdadeiros demônios , infelizes pior que os ladrões que roubaram essa professora
quanta falta de empatia diante da situação que a senhora sofreu, pessoal ser roubado é algo terrível, que Deus abençoe que ela consiga se restituída pelo prejuizo.
Professores só vivem chorando miséria, o salário de R$5.700,00. A mulher perde o cartão, é preciso de senha para comprar e até a senha perdeu. No mínimo estava com a senha colada no cartão.
Professor depois de aposentado e de muitos anos na prefeitura ganha deve ganhar esse salário. Porque um professor da ativa e com pouco tempo de concurso ganha uma mixaria
Que história sem pé sem cabeça.
Até dizer que o aplicativo não estava funcionando opção de bloqueio.
Se a conta estava cancelada. Como que entrou na conta pelo aplicativo.
Como assim que quer o shopping pague o prejuízo dela por as câmeras não está funcionando ou por eles terem se recusados entregar as imagenskkkk
É coisa viu, a criatura perde as coisas e quer responsabilizar os outros, me poupe. Como os ladrões descobriram a senha do cartão? Muito estranho essa história…
É falta do que fazer de alguns seres humanos, COMENTAR ALGO COM TAL DESPREZO DA SITUAÇÃO DA SENHORA, TENHA VERGINHA NA CARA E VAI ARRUMAR O QUE FAZER.
Deve ter sido um ovni quem aterrissou no meio do shopping e forneceu a senha, seu otário!
Estranho é querermos culpar a vítima. Não sei se você chegou a ler toda a matéria, mas ela menciona que acredita que eles podem ter ficado atrás dela quando a mesma foi comprar os ingressos, e eles devem ter observado a senha. Acredito que você vive num mundo paralelo, no qual os ladrões são meros aprendizes.
Carlos pelo visto vc vivi no país da maravilha mais Alice né. Infelizmente coisa mais fácil e clona cartão para quem e bandido já clonaram o meu cancelou o do meu uso fizeram compras usando senha então não julgue sem saberm existe quadrilha especializada nesse tipo de ação
Te poupe mesmo. Que você nunca passe por essa situação. Você é imune eu espero. Deus te abençoe
Você é um ridículo, não leu o relato da professora? Estranho é seu comentário, totalmente sem noção!