Rachel Pinto
Alunos do Colégio Estadual Professora Tecla Melo realizaram na última quarta-feira (23) no bairro Parque Getúlio Vargas em Feira de Santana uma ação de conscientização da comunidade e combate ao mosquito Aedes aegypti. A atividade contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Exército e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Segundo a coordenadora do colégio, Edna Boaventura o objetivo da ação foi chamar a atenção da população para os perigos das doenças transmitidas pelo mosquito, bem como o combate aos criadouros, através da manutenção das casas, a eliminação de água parada e o cuidado com o lixo. O colégio Tecla Melo fica localizado no bairro do SIM e a escolha do Parque Getúlio Vargas para a realização da ação foi devido aos muitos alunos do bairro que estudam no colégio e as muitas incidências de focos do Aedes Aegypti.
“A nossa preocupação como educadores é trazer informação para a comunidade e também trabalhar junto com a mesma para evitar a propagação do mosquito Aedes aegypti. Os alunos sempre abraçam as ideias do colégio e decidimos realizar essa ação. Eles pesquisaram durante a unidade, estão cheios de conhecimento e desejavam passar informação para a comunidade para que dessa maneira ela possa se prevenir contra o vírus da zika, a dengue e a chikungunya. Nós estamos fazendo uma conscientização, através de palestras, paródias e batendo de porta em porta para eliminar os criadouros que encontramos”, contou.
O aluno Rudival Borges, disse que os alunos se empenharam bastante para a realização da ação, principalmente pelas questões de saúde da comunidade e o combate ao mosquito. “Na localidade do Parque Getúlio Vargas já houve muitos casos de doenças transmitidas pelo mosquito. Quereremos conscientizar para o pergo dessas doenças”, afirmou.
A ação de conscientização contou com participação da comunidade e cerca de 300 alunos estiveram envolvidos.
Com informações e fotos do repórter Paulo José do Acorda Cidade.