Acorda Cidade

O sangue que você doa pode ajudar a salvar pessoas submetidas a cirurgias, partos, transplantes, queimaduras ou à espera de uma transfusão e outras situações de emergência. Conscientes disto, os alunos do curso de Atendente de Farmácia do Centro Brasileiros de Cursos (Cebrac) de Feira de Santana, orientados pela Professora Julyana Mascarenhas realizarão neste sábado (16) uma campanha de doação de sangue para o Hemoba, que funciona no Hospital Geral Clériston Andrade.

O Hemoba não funciona aos sábados, mas neste estará funcionando em regime de plantão das 8h às 12h e das 14h às 17h para atender a todos que não dispõem de tempo durante a semana. Segundo a coordenadora do hemocentro, Nilza Santos, logo após a Micareta o estoque reduziu bastante, a ponto de a unidade precisar fazer parceria com o Hemoba de Alagoinhas.

“A campanha tem por objetivo mobilizar, não só os alunos do Cebrac, mas toda a comunidade feirense para a importância da doação de sangue, principalmente nos períodos que antecedem grandes feriados como o de Corpus Christi e São João que estão próximos”, informou Julyana. Doar sangue é simples, fácil e não oferece riscos à saúde.

 

Pode doar:

– Quem tem entre 16 e 69 anos de idade. (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação) e pesar igual ou acima de 50 kg. Homens podem doar até 4 vezes ao ano, observando um repouso de 60 dias.Mulheres podem doar até 3 vezes ao ano, observando um repouso de 90 dias.

Não pode doar: 

– Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;

– Quem estiver gripado ou com febre;

– Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;

– Usuários de drogas;

– Quem fez tatuagem ou piercing há menos de 6 meses.

– Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e Doença de Chagas ou for portadores dessas infecções;

Embora sejam realizados exames no sangue, tais como: hepatite, sífilis, Doença de Chagas, HIV e outros, há um período chamado “janela imunológica”, que é o espaço de tempo entre a contaminação e a positividade do teste. Isso significa que a pessoa pode ter sido contaminada por um agente infeccioso e este não ser detectado através dos exames realizados. Por isso, é fundamental que você seja sincero na entrevista, que será mantida em segredo. 

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasmas, etc.), assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação.
Como forma de incentivo, levando em consideração a distância da sede do Hemoba na cidade, o CEBRAC estará disponibilizando um ônibus que fará o transporte de ida e volta, tendo como ponto de encontro a sede do curso.

“Contamos com a participação de todos para abrilhantar esta campanha. O ônibus sairá do Cebrac pontualmente às 10h e tem previsão de retorno às 13h”, orientou Julyana.

Mais informações: (75) 3025-6001 (Cebrac) ou 3221-6888 (Hemoba).