Danillo Freitas
O crescente número de comerciantes estrangeiros no Feiraguay tem despertado incômodo em alguns dos profissionais que trabalham no entreposto comercial.
A situação foi destaque em mais uma edição do “Mostraê”, da TV Olhos D’Água. A comerciante Jamile Coutinho afirmou se sentir prejudicada com a chegada dos estrangeiros, principalmente chineses, japoneses e coreanos.
Ainda de acordo com Jamile, antes da concorrência dos chineses, as vendam eram melhores. “Antes os clientes compravam em minha mão, hoje não mais. Vendíamos muito mais”, declarou.
Roberto Fonseca, outro comerciante, disse que a presença dos orientais não o atrapalha, pois trabalha com produtos diferentes.
O presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes (Avamfs), Rodrigo Sodré, disse que entrada de novos estrangeiros foi vetada, apenas os comerciantes que já estão comercializando no local que vão permanecer. Ele acrescentou que acha interessante a presença dos orientais, pois é atrativo para o ponto turístico.
O vereador Marcos Lima (PRP) falou que Feira de Santana está aberta para todos, mas não aceitará que migrantes em situação irregular tomem espaço dos feirenses. Lima diz ainda que essa é uma preocupação da Casa legislativa de Feira.
A reportagem tentou entrevistar os comerciantes estrangeiros, mas eles não quiseram falar sobre o assunto. Veja a reportagem na íntegra no vídeo ao lado ou clique aqui.