Daniela Cardoso
O período de estiagem no município de Feira de Santana elevou em 30% o consumo de água. O diretor da Embasa, Neidson Eloi da Silveira, que pede a população para não desperdiçar água, confirma que a empresa já faz manobras na rede e anuncia investimentos para melhorar a distribuição de água na cidade. De acordo com ele, a demanda cresceu em algumas localidades da zona rural e por isso a Embasa precisa fazer o abastecimento alternado.
“Na maioria dos casos os mananciais que eram utilizados para molhar plantas, por exemplo, não existem mais. O único manancial disponível no momento é a água da Embasa e a gente lembra que essa água é para uso humano. Entendemos a situação do homem do campo e fazemos o possível para levar água para lá, mas temos uma dificuldade de abastecer as localidades”, disse.
Segundo Neidson Eloi, a vazão atualmente é de 1.500 litros por segundo, o que é suficiente para atender ao homem do campo. Ele informou que devido a alguns problemas, de abastecimento, por causa da rede de distribuição, a Embasa vai investir R$ 48 milhões na instalação de quatro reservatórios e redes de grande diâmetro nas zonas com dificuldade de abastecer.
“Isso já está pronto para ser licitado e acreditamos que boa parte da região norte de Feira de Santana vai ser beneficiada e o problema será resolvido”, ressaltou o diretor da Embasa, que ainda destacou alguns cuidados que o consumidor deve seguir para economizar água.
“O consumidor não deve usar água para limpar calçada, deve fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, lavar o carro com balde e tentar economizar ao máximo, porque quanto mais a pessoa gasta, mais ela terá impacto nas contas. Pedimos que a população participe e em caso de vazamentos e irregularidades basta ligar para o número 0800-0-555-195.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade