Andrea Trindade e Daniela Cardoso
O Sindicato do Trabalhadores Rodoviários de Feira de Santana (Sintrafs) aguarda até quinta-feira (26), o pronunciamento das empresas de ônibus Rosa e São João com a apresentação de uma proposta para evitar a greve no serviço de transporte coletivo urbano da cidade.
De acordo com o presidente do sindicato, vereador Aberto Nery, caso as empresas não cumpram este prazo, o sindicato publicará na próxima sexta-feira (27), o edital deflagrando a greve a partir da próxima segunda-feira (30).
“Nosso vice-presidente José de Souza Almeida foi para a Delegacia Regional do Trabalho, em Salvador, e nos informou que houve uma proposta de 11%. A classe patronal evidentemente vai consultar o seu sindicato para referendar a proposta apresentada pelos mediadores. Aqui em Feira de Santana nós pedimos a mediação do Ministério Público do Trabalho, mas fomos informados que os empresários se manifestaram que só poderão estar presentes a partir do dia 1º, mas isso é uma falta de respeito e nós aguardaremos uma resposta até quinta”, disse.
Segundo Alberto Nery, se permanecer com o impasse que se encontra, a categoria não terá outro caminho a não ser a greve. “Estamos buscando a negociação, mas temos observado que os empresários, insatisfeitos com o reajuste de 14% que tiveram na tarifa, não querem atender a reivindicação da classe trabalhadora”, afirmou.
Em nota, as empresas Rosa e São João afirmam que “não estão criando qualquer tipo de empecilho à negociação junto ao Sindicato dos Rodoviários de Feira de Santana”.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade