Além dos buracos registrados diariamente nos Flagrantes do WhatsApp, as ruas nos bairros de Feira de Santana também têm registrado a presença de caminhões, atrapalhando a rotina dos moradores. Desta vez, o Acorda Cidade flagrou o caso na Avenida Fraga Maia.
Segundo Maiane Sales, que tem um estabelecimento na região, o estacionamento irregular das carretas atrapalha o fluxo de carros, a visibilidade de sua loja e até o espaço de estacionamento para os clientes.
Sem contar que carretas pesadas circulando por zonas urbanas — fora da área das rodovias — pesam o tráfego e trazem riscos maiores de acidentes.
“A vitrine da loja não mostra, também tem a insegurança, porque eles se tornam sombras, então a gente fica à mercê da insegurança. Esses caminhões têm mais de dois meses aqui, ou mais, aí prejudicam totalmente. A gente perde cliente. É como se fosse a gente fechando a loja porque o pessoal da avenida não vê a nossa loja [aberta] e a gente perde clientes”, disse ao Acorda Cidade.
O morador André Oliveira também contou que o proprietário do automóvel retira o caminhão do local, mas volta a estacionar nas ruas.
“Ele tira o caminhão, depois coloca de novo, passa duas semanas, três semanas paradas aqui. Você vê que ele destrela o cavalinho e deixa aqui só a carreta e o outro caminhão na frente, todos os dois do mesmo dono. Manutenções ele faz em cima do passeio, bota aqui o cavalinho no passeio e faz sujeira.”
Segundo André, ele já tentou conversar com o dono do caminhão, mas sem sucesso. Ele também relatou que outros vizinhos ficaram impossibilitados de sair com seus veículos por conta do problema.
Outra questão inusitada flagrada pela reportagem do Acorda Cidade é que há câmeras instaladas no caminhão. Segundo o morador, provavelmente o proprietário também deve estar temendo a insegurança no local.
“Essa loja já foi arrombada de madrugada e já teve tentativa de assalto umas duas ou três vezes durante o dia. Eu tenho até filmagem de tentativa de assalto dessa loja”, disse ao Acorda Cidade.
Os moradores buscaram a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e a prefeitura, mas não tiveram retorno.
“Eles [SMT] dizem que não tem guincho para esse tipo de veículo e ficam aqui desse jeito. Não chegou a notificar o proprietário. Aqui a gente perde muita vaga de estacionamento porque o fluxo de veículos durante o dia e durante a noite é muito grande.”
André ainda alertou para os riscos de acidentes de veículos que vêm de outras vias. Os caminhões tiram a visibilidade de quem precisa sair e entrar na rua.
“Essa pista aqui funciona como pista de aceleração para a gente sair. Quando a gente sai aqui, a gente tem que estar esperando 5, 10 minutos para poder sair, para não bater em outro carro. Então, gera também um risco de acidentes”, acrescentou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: Moradores reclamam de caminhões estacionados em rua do bairro Capuchinhos
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.