Daniela Cardoso

A ERB (Estação Rádio Base) que transmite o sinal de internet do sistema Feira Digital da prefeitura de Feira de Santana, localizado em São José, distrito de Maria Quitéria em Feira de Santana, foi depredada. Devido a essa situação, as escolas municipais e a população não estão tendo acesso a internet grátis na zona rural de Feira de Santana. O diretor de projetos e sistemas da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, o engenheiro em telecomunicações Ícaro Grimalde confirma o problema.

“Houve um problema no Morro de São José, que é quem atende os distritos de Feira de Santana. Houve um vandalismo na torre, onde danificou os equipamentos. Em função disso, está fora do ar desde quarta-feira (28). Já estamos trabalhando para voltar o sistema. Fomos ao local e verificamos que o equipamento foi apedrejado. Não temos energia elétrica, trabalhamos com energia solar e algumas placas solares foram danificadas, desse modo o sistema ficou fora do ar”, explicou.

Ícaro Grimalde afirmou que até o começo da próxima semana o sinal da internet gratuita já deve estar funcionando nas localidades fora do centro da cidade. As localidades no centro de Feira, segundo ele, estão funcionando normalmente. Ele disse ainda que existe um trabalho de ampliação do Sistema Feira Digital.

“O Feira Digital é composto de duas formas; a internet pública para a comunidade e a internet para a própria prefeitura. A parte da internet comunitária, iremos ampliar para os bairros que tem alguma carência de funcionamento. Nos próximos dias queremos levar para o Feira X e para o Limoeiro, que já tem uma parte atendida e queremos ampliar a cobertura”, finalizou o engenheiro em telecomunicações.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.