Os estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Ana Angélica, localizado em Feira de Santana, tiveram a oportunidade, nesta sexta-feira (10), de assistir, no próprio teatro da unidade escolar, a uma apresentação do espetáculo “Benedito, abençoado e bendizido”. A atividade integrou a programação da 17ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs), que acontece até domingo (12), em diferentes espaços da cidade.
Realizada pelo grupo Mamulengo Fuzuê, de Brasília (DF), o espetáculo de teatro popular de bonecos retrata a trajetória dos personagens Benedito e Rosinha, que enfrentam desafios em busca de trabalho e justiça. A apresentação embalada por cantorias e brincadeiras animou e descontraiu o público presente.
Esta foi a primeira vez que o estudante Ronaldo da Silva Filho, 15 anos, 1º série do Ensino Médio, assistiu a uma peça teatral. “Eu achei o espetáculo muito interessante e saímos um pouco da rotina de aulas. Além disso, eu nunca tinha ido a um teatro e gostei muito de ter tido essa experiência aqui na escola”, revelou o jovem, que aprovou a iniciativa.
Teatro como ferramenta pedagógica
A arte teatral tem se mostrado uma poderosa ferramenta pedagógica em diversas escolas da rede estadual de ensino. Para o diretor do colégio, Jorge Carneiro Rios, a escola de tempo integral, dotada de um equipamento como o teatro, faz toda a diferença na comunidade. “Esta escola, que é localizada na periferia da cidade, está proporcionando pela primeira vez para muitos jovens a experiência de apreciar uma arte como o teatro. Ter um instrumento como o teatro dentro das escolas permite que os alunos não só apreciem, mas também se interessem pela arte e, quem sabe no futuro, possam ser artistas”, destacou.
Já a coordenadora pedagógica Selma Mendes falou da reação e do impacto causado nos estudantes. “Durante a apresentação, eles se envolveram, interagiram e riram com muito gosto. A arte, de modo geral, e o teatro, especificamente, é muito importante na escola, pois estimula habilidades cognitivas, emocionais e sociais, favorece o desenvolvimento integral e, também, valoriza a diversidade cultural, étnica e social. É um espaço que acolhe diferentes vozes e formas de ser, promovendo a inclusão e o pertencimento escolar”.
Sobre o festival
Realizado pela Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, o Fenatifs conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Nº 03/2023 – Eventos Culturais Calendarizados. A programação, que inclui oficinas, palestras e debates, conta com apresentações de artistas e espetáculos de diferentes regiões do Brasil.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.