Parabéns, Apae!

Espetáculo “As Conquistas de Vida” celebra os 40 Anos da Apae em Feira de Santana

O espetáculo foi um reconhecimento ao trabalho incansável da Apae e ao potencial de cada pessoa que passou pela instituição.

Espetáculo celebra 40 anos da Apae
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Nesta quarta-feira (4), o Serviço Social da Indústria (Sesi) recebeu o emocionante espetáculo “As Conquistas de Vida”. A apresentação marcou os 40 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Feira de Santana, reunindo alunos, artistas e a comunidade em um momento de celebração da trajetória da instituição. São quatro décadas de dedicação à inclusão e ao desenvolvimento de pessoas com deficiência.

“As Conquistas de Vida” foi mais do que uma comemoração; foi um reconhecimento ao trabalho incansável da Apae e ao potencial de cada pessoa que passou pela instituição. O público saiu emocionado e inspirado, com a certeza de que a inclusão transforma vidas.

Segundo Seide Caroline, supervisora da Apae, o tema do espetáculo foi escolhido justamente para destacar essa importante trajetória.

Espetáculo celebra 40 anos da Apae
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O tema ‘As Conquistas da Vida’ representa a vida da Apae porque, na verdade, foi um tema que foi escolhido pensando em celebrar a data que estamos comemorando neste ano, que são os 40 anos da instituição. Então, o espetáculo tem esse intuito de trazer toda a nossa história e também toda a nossa trajetória, as nossas conquistas no decorrer desses 40 anos de história na nossa cidade”, afirmou ao Acorda Cidade.

O espetáculo trouxe à cena a personagem Vida, que guiou a plateia por uma narrativa cheia de momentos marcantes.

Seide supervisora
Seide Carolina | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Esses 40 anos vão ser contados de diversas formas, todos os marcos, tudo que é importante na história da nossa instituição. As atividades esportivas, as atividades artísticas, o desenvolvimento educacional dos meninos, os serviços de equoterapia, os serviços de saúde, tudo aqui vai ser tratado com muita ludicidade e da forma em que a gente consiga retratar dentro dos limites de cada um e das habilidades, mas de forma muito linda e muito carinhosa”, explicou Seide.

Quatro décadas de conquistas e desafios

A Apae tem desempenhado um papel fundamental em Feira de Santana, mas sua história não foi isenta de desafios. Ao longo de quatro décadas, foram muitos obstáculos, como a falta de recursos e cortes no orçamento, que colocaram a assistência e as vidas assistidas em alerta.

“Eu acredito que um dos maiores desafios da instituição é realmente estar mantendo os nossos programas para que a gente possa estar oferecendo essa assistência tanto na área de educação, de saúde e de assistência social às pessoas que nós assistimos”, ressaltou Seide.

Apae feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Há 40 anos, a Apae promove e articula ações de defesa de direitos, prevenção, orientação e prestação de serviços em saúde, educação e apoio às pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo, além de suas famílias. São aproximadamente 2.500 pessoas atendidas mensalmente, apenas as fixas, entre recém-nascidos, jovens, adultos e idosos.

A instituição conta com diversos núcleos, como o Centro de Atendimento Especializado (CAE), o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), o ambulatório, o Núcleo Especializado para Pessoa com Espectro do Autismo (Nepea), o setor de artes, entre outros espaços.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

União e dedicação na celebração

Para celebrar essa história de força, o espetáculo reuniu um grande esforço coletivo em meses de preparação.

“É um engajamento dos setores que estão aqui participando, como os núcleos do AEE, o Atendimento Educacional Especializado, e do CAE, o Centro de Atendimento Especializado. E também, principalmente, o setor de artes da instituição, que é quem faz esse trabalho, quem planeja, quem organiza, quem pensa nos detalhes”, contou Seide.

Espetáculo celebra 40 anos da Apae
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O resultado desse esforço é visível. “Inclusive, na próxima semana, os meninos do setor de arte estão indo ao Rio de Janeiro porque eles vão nos representar, vão representar o Estado da Bahia no Festival Nacional Nossa Arte. Eu acho que só isso já é um motivo muito grande para a gente estar celebrando a vida da nossa instituição”, comemorou Seide.

Espetáculo celebra 40 anos da Apae
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Para a supervisora, eventos como este são fundamentais para destacar as histórias de superação e talento dentro da Apae.

“Nesses momentos, não é só os meninos virem aqui apresentar. É trazer à comunidade a possibilidade de conhecer os nossos serviços, trabalhos e, principalmente, o potencial deles. Quem assistiu ao espetáculo viu como é lindo e emocionante”, afirmou.

Um futuro promissor, mas cheio de desafios

Em entrevista ao Acorda Cidade, Meire Portugal, diretora geral da Apae, destacou que Feira de Santana possui mais de 60 mil pessoas com deficiência. Ela abordou os planos e desafios da instituição para os próximos anos, que atualmente atende cerca de 5 mil pessoas na cidade e na Região Metropolitana. São deficiências físicas, muitas causadas por acidentes, seguidas de deficiência intelectual, visual, auditiva e autismo.

Apae - Nepea
Evento de Conscientização do autismo em abril de 2024 | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Os planos sempre serão manter e ampliar os programas que já existem. Temos uma lista de espera grande e uma demanda crescente, mas nossa capacidade física e humana tem limites. Nosso desafio é ampliar os atendimentos para dar assistência e oportunidades a mais pessoas”, afirmou.

Diretora geral da APAE
Meire Portugal | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Entre os projetos em andamento, destacam-se iniciativas como o suporte educacional, inclusão no mercado de trabalho, atendimento de saúde, atividades esportivas e a nova oficina ortopédica, que fornecerá tecnologia assistiva.

“Esses projetos transformam vidas, oferecendo qualidade de vida para pessoas com deficiência física”, declarou. Apesar disso, muitos ainda aguardam na fila de espera devido aos recursos limitados.

Espetáculo celebra 40 anos da Apae
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Apesar de um atendimento amplo, os desafios financeiros são enormes.

“A Apae é uma instituição filantrópica, tem associados que contribuem, outros realmente não podem contribuir. A Apae tem convênios com o SUS, por exemplo, secretarias, saúde, educação. E a Apae recebe doações também, faz campanha de doações. Mas eu posso dizer que isso aí, eu acho que talvez, não chega nem a 60% da nossa necessidade. Então, a Apae vive naquela situação de déficit”, explicou Meire.

Desde 2023, a instituição não recebe emendas parlamentares para fortalecer o orçamento. Segundo a diretora, são gastos em média R$ 600 mil mensais, dos quais R$ 400 mil são destinados ao pagamento de funcionários.

caminhada apae (4)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários