Feira de Santana

Especialistas de 9 países participam de congresso de desastres em massa

No domingo (1º), serão desenvolvidas atividades no Aeroporto João Durval Carneiro, com simulações de desastre aéreo e atentado terrorista.

Acorda Cidade

A Universidade Estadual de Feira de Santana vai sediar, de sexta-feira a domingo (30 a 1º), o 1º Congresso Internacional de Desastres em Massa (1º Cidem), que terá a participação de palestrantes de diversos países. O evento dá continuidade ao Curso Preparatório para Atendimento e Identificação de Vítimas de Desastres, realizado em dezembro último no Campus e serve de preparação para situações que exigem ação conjunta de agências civis e militares.

Estão previstos minicursos, palestras e workshop com a participação de especialistas de nove países na área de desastres, do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, México, Portugal e Grã-Bretanha. No domingo (1º), serão desenvolvidas atividades no Aeroporto João Durval Carneiro, com simulações de desastre aéreo e atentado terrorista (foto).

Conforme o professor da Uefs Jeidson Marques, organizador do evento, o Cidem é teste para as Olimpíadas 2016. “Uma vez que a chama olímpica passará por Feira de Santana, ações de inteligência, segurança e resposta a incidentes devem ser realizadas. Trata-se de um dos maiores congressos internacionais de desastres já realizados na America Latina.”

Está prevista a participação de mais de 500 agentes de diversos estados brasileiros, membros de órgãos locais, regionais, nacionais e internacionais que agem em situações de desastres, dentre eles a Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros Militares, Samu, SMT, Semamm, VIaBahia, Polícia Militar, Bope, Graer, Polícia Civil, Polícia Técnica, Polícia Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Interpol, Bombeiros Civis e Universidades. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Câmara de Vereadores, Governo do Estado e Governo Federal.

Acesse a Programação

O Curso Preparatório para Atendimento e Identificação de Vítimas de Desastres, em dezembro 2014, reuniu centenas de agentes na Uefs.

Veja aqui como foi o evento no ano passado