Crime ambiental

Esgoto causa morte de peixes no Parque da Lagoa, em Feira

Dois técnicos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) estiveram no local e colheram material para análise.

Andréa Trindade

 
O despejo de esgoto pode ter sido a causa da morte de inúmeros peixes do Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira, em Feira de Santana, registrada na manhã desta sexta-feira (12). 
 
De acordo com a bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Lorena Rodrigues Ferreira, dois técnicos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) estiveram no local e colheram material para análise
 
“Agora vamos aguardar os procedimentos futurosAssim que vimos que o esgoto estava descendo acionamos a Embasa para consertar o bueiro, mas isso não evitou a morte dos peixes", lamentou a bióloga, que ressaltou que além da contaminação o esgoto provocou um forte mau cheio na área de lazer, inaugurada no final de 2009 pelo governo municipal.
 
 
O vigilante do parque, Rubinaldo Zacarias dos Santos, informou que quando viu os peixes mortos foi verificar o que poderia ter acontecido e encontrou uma valeta aberta, por onde estava passando o material que contaminou água.
 
“Desde quarta-feira senti um mau cheiro muito forte e pensamos até que era do banheiro, mas os colegas que fazem cooper disseram que o mau cheiro estava vindo do lado de fora. Uma das caçambas de uma construtora rompeu o tampão e acharam por bem fazer uma valeta, o que acabou matando todos os peixes. Estamos temendo a morte dos 14 patos e do cisne que vive aqui”, contou.
 
Rubinaldo acredita que mais peixes mortos podem surgir, além destes que foram encontrados hoje (12) e retirados
 
A área de lazer fica, às margens da avenida José Falcão da Silva que conta com uma pista de cooper para caminhadas e passeios, pista de ciclismo, paisagismo e Internet gratuita. (Com informações do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade).
 
Fotos: Paulo José