Volta às aulas

Escolas da rede estadual de Feira de Santana retomam às atividades; ainda há vagas

Em Feira de Santana, muitos colégios receberam os alunos com organização e a expectativa de um ano letivo bastante produtivo.

Rachel Pinto

As aulas da rede estadual de ensino começam a partir de hoje para mais de 835 mil estudantes matriculados em 1320 escolas em todo o estado da Bahia onde atuam mais de 35 mil professores. Em Feira de Santana, muitos colégios receberam os alunos com organização e a expectativa de um ano letivo bastante produtivo.

No Instituto de educação Gastão Guimarães (IEGG) quase todas as vagas foram preenchidas e há 62 salas de aula funcionando nos turnos matutino e vespertino. Segundo a diretora geral da instituição, Alfreda Xavier as aulas voltaram a todo vapor e a instituição foi uma das que mais teve sucesso na matrícula de alunos em Feira de Santana e região.

“Estamos com o colégio praticamente lotado de alunos, com 31 salas funcionando no matutino e 31 salas funcionando no vespertino. É uma vitória para o Gastão Guimarães a volta dos alunos para a nossa escola. O Gastão foi a instituição de ensino que mais matriculou não só em Feira de Santana, mas acredito que em na Bahia foi sucesso de matrícula. Temos ainda uma grande fila de alunos, procurando vagas. No matutino não temos nenhuma vaga mais e no vespertino temos 60 vagas disponíveis para os alunos que estão procurando”, afirmou.

Alfreda Xavier destacou também que em relação ao quadro de professores e funcionários o IEGG encontra-se bem. Há alguns professores que estão de licença e com a saída de alguns profissionais do regime Prestação de Serviços Temporários (PST), já estão sendo providenciadas as substituições.

Segundo a diretora, a escola está administrando essa situação e buscando fazer um bom trabalho para o início do ano letivo. “A gente tem que administrar isso, com poucos ou com muitos funcionários eu estou procurando fazer um bom trabalho. Está tudo arrumado, bonito, tudo em seu lugar e daqui pra quarta-feira eu acredito que esses PSTs estão de volta à escola”, afirmou.

Sobre algumas normas do IEGG, a diretora explicou que no ato da matrícula os pais tomam conhecimento e assinam um documento concordando com as regras da instituição. “As normas são para o conhecimento que não é permitido usar boné, usar o celular e não pode desrespeitar o professor e o funcionário desde o portão”, contou.

Alunos retomam às atividades com entusiasmo 

A expectativa para o começo do ano letivo é ainda mais animadora para os alunos. Reencontrar novos amigos, adquirir novos conhecimentos e conhecer pessoas novas é o sentimento geral da maioria dos estudantes. Adriana Cardoso, estudante do 1º do ensino médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães faz parte dessa turma. Feliz em encontrar os amigos e ter novos colegas, ela disse que seu objetivo é estudar bastante e passar de ano.“Quero estudar bastante e passar de ano. Está muito bom, já vi muita gente conhecida e também muita gente nova”, contou.

Para Tais Guedes também estudante do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, além do contato com os colegas o importante é estudar, tirar boas notas e não ficar em recuperação. “Quero estudar, continuar tirando boas notas e passar direto”, ressaltou.

De acordo com a Secretaria Estadual da Educação estão sendo ampliados o número de alunos na Educação Integral, saindo de 15 mil para 26 mil alunos, e o número de alunos na Educação Profissional, de 82 mil para 90 mil. Também serão aumentados o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), uma modalidade interativa de ensino que utiliza a internet e a televisão para o alcance às áreas mais remotas do estado.

Com informações e fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.