Feira de Santana

Escola pública de trânsito inicia aula de primeira habilitação em Feira de Santana

O coordenador da 3ª Ciretran, Silvio Dias, afirmou que nesse primeiro momento a Eptran visa a primeira habitação, mas que o projeto para a cidade é muito mais amplo, com cursos para mototaxista, instrutores de autoescola, entre outras atividades.

Daniela Cardoso

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (29) a aula inaugural da Escola Pública de Trânsito em Feira de Santana (Eptran). O coordenador da 3ª Ciretran, Silvio Dias, comemorou o início das atividades da escola em Feira. Ele afirmou que nesse primeiro momento a Eptran visa a primeira habitação, mas que o projeto para a cidade é muito mais amplo, com cursos para mototaxista, instrutores de autoescola, entre outras atividades.

“Será toda uma gama voltada para a educação do trânsito em nossa cidade, com ações que, inclusive, abrangerão toda a nossa rede de ensino para melhorar o nosso trânsito. Feira de Santana ganha um grande instrumento em educação para o trânsito. A Eptran é principalmente um instrumento voltado para educar as pessoas”, destacou.

De acordo com Silvio Dias, Feira de Santana é uma prioridade para a direção do Detran. Ele afirmou que a Carteira Nacional de Habitação é um instrumento de cidadania, indispensável para ajudar o jovem a entrar no marcado de trabalho.

“Antes o jovem queria ter a habilitação para dirigir o carro do pai, hoje para o jovem ter acesso ao marcado de trabalho, em muitos casos, é necessário ter a CNH. O governador Rui Costa, entendendo essa necessidade, traz para Feira a Eptran, que inicialmente vai funcionar no Sest Senat, que é um parceiro. Uma parte do cronograma pedagógico também será oferecido pelo Sest Senat. Futuramente teremos a sede própria no Alto do Cruzeiro”, informou.

Segundo Silvio Dias, os alunos selecionados para a primeira turma do Eptran terão 40 horas aulas teóricas, depois vão fazer o simulado e posteriormente vão fazer a prova teórica. Estando aptos, passarão para as aulas práticas, que serão ministradas nos carros do próprio Detran.

“O Detran tem carros próprios para ministrar essas aulas. A pessoa que foi selecionada para a Eptran teve que pagar apenas o valor do laudo, que está em torno de 150 reais. Os outros custos foram assumidos pelo estado”, destacou.

A aula inaugural teve a participação de 120 alunos, que integram o total de três mil selecionados pela escola para a preparação de condutores nas categorias A e B.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade