Alagamentos

Equipes de limpeza encontram móveis, eletrônicos e utensílios do lar em canais de drenagem

O lixo jogado em locais inadequados pelos moradores provocam sérios problemas na cidade durante o período de chuva, inclusive, alagamentos.

Acorda Cidade

O descarte irregular, sem a destinação correta de resíduos sólidos residenciais, bens inservíveis e diversos utensílios de uso doméstico ou pessoal, volta a provocar sérios problemas na cidade durante o período de chuva. Com a obstrução de galerias, canais de drenagem e bocas-de-lobo obstruídos pelos materiais, além de entulho e terra, os alagamentos estão voltando a se registrar em várias localidades da cidade.

Em algumas localidades, equipes de limpeza pública da Secretaria de Serviços Públicos estão recolhendo camas velhas, assim como sofás, mesas, cadeiras e diversos outros utensílios do lar. Além disso, também são coletados aparelhos eletrônicos descartados em vias públicas, CPU e monitores de computador, brinquedos e diversos outros objetos carreados pelas águas da chuva e que terminam obstruindo os canais de drenagem de águas pluviais.

O chefe da Divisão de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Públicos, Ednaldo Santana dos Santos, observa que os problemas têm sido freqüentes, apesar dos constantes alertas feitos pelo Governo Municipal tentando conscientizar a população das conseqüências provocadas pelo descarte irregular de resíduos em vias públicas.

Para amenizar os transtornos provocados pelo descarte irregular de resíduos, que deveriam ser destinados ao Aterro Sanitário ao invés de serem colocados em pontos clandestinos ou fora dos horários de coleta de lixo, a Secretaria de Serviços Públicos está com uma equipe extra formada por oito funcionários realizando a coleta em vários pontos da cidade.

Nesta sexta-feira (10), varrição de várias ruas da cidade, a exemplo do cruzamento da rua Washington Luiz com a avenida Senhor dos Passos, onde foram recolhidas duas caçambas de terra carreada pela chuva. A remoção também foi realizada na rua Petronílio Pinto, no bairro Baraúnas, e Serra Dourada, no bairro Parque Ipê.

Já no sábado (11), a equipe vai atuar no bairro Irmã Dulce, mesmo local onde a comunidade enfrentou sérios problemas provocados pelas chuvas durante os meses de abril a agosto. No local já foram identificados muito material inservível jogado em vias públicas, a exemplo de colchões, armários e outros móveis velhos. As informações são da Secom.