Equipe na Máxima
Equipe Na Máxima | Foto: Arquivo pessoal

Pensando em promover a prática da atividade física e incentivar a união entre os membros, nasceu a equipe Na Máxima, um grupo de corridas sem fins lucrativos idealizado por jovens de Feira de Santana no final do ano de 2024. A equipe, que foi ganhando grande proporção e corre de forma independente, costuma percorrer cerca de 6km nas ruas e avenidas da Princesinha do Sertão.

Os jovens Kauan Souza, de 21 anos, Edson Rôde, de 28, e André Freitas, de 27, começaram realizando treinos entre amigos e, com o slogan “a palavra convence, mas o exemplo arrasta,” incentivaram centenas de pessoas a se movimentarem.

Equipe na Máxima
Kauan Souza, André Freitas e Edson Redê | Foto: Arquivo pessoal

“Começamos fazendo treinos entre amigos, em meados do final de 2024, para um incentivar o outro e manter a união. A ideia cresceu e criamos um grupo no WhatsApp, depois, um Instagram para compartilhar os treinos. As pessoas foram gostando, mais gente foi chegando, e seguimos com o propósito de motivar e incentivar todos a praticar esporte”, compartilhou Kauan.

Ação beneficente

A equipe Na Máxima, juntamente com a Feira Wine Run, estão arrecadando 10 toneladas de alimentos não perecíveis até este domingo (21), para distribuir na semana do Natal à famílias carentes de Feira de Santana. Quem tiver interesse, pode realizar as doações no estacionamento do Shopping Avenida, localizado na Avenida Nóide Cerqueira, em Feira de Santana.

Além das arrecadações, o estacionamento contará com estandes de degustação e hidratação, além de aulas de swing baiano e ritbox, que serão gratuitas e abertas ao público a partir das 5h.

ação beneficente
Foto: Divulgação

Número que impressiona

Segundo Kauan, cerca de 500 pessoas costumam correr nos treinos, e o que começou com um pequeno grupo, hoje abrange inúmeros corredores na cidade. “Não imaginava que tomaria essa proporção. Começou como algo simples, sem pretensão. Hoje já reunimos muitas pessoas e temos um grupo forte e em crescimento constante”, completou.

Kauan também explica que não há competição ou pódios entre os participantes, pois o objetivo do grupo é motivar, incentivar e integrar as pessoas.

Equipe na Máxima
Equipe Na Máxima | Foto: Arquivo pessoal
Equipe Na Máxima
Equipe Na Máxima | Foto: Arquivo pessoal

Pontos de concentração

O grupo explica que o atual ponto de concentração das corridas é na Avenida Presidente Dutra, com a Rua Adenil Falcão. No percurso, seguem até a Rua Lopes Rodrigues e finalizam retornando ao ponto de partida. Os treinos acontecem nas terças-feiras, às 20h30.

“Quando há algum evento especial, ele acontece aos domingos, e sempre divulgamos a programação e informações pelo Instagram com antecedência. A média é de 6 km percorridos, podendo variar para mais ou para menos”, explica Kauan.

R. Adenil Falcão com Av. Presidente Dutra
R. Adenil Falcão com Av. Presidente Dutra | Foto: Reprodução/ Google Maps

Uma das maiores corridas realizadas pelo grupo aconteceu no dia 9 de dezembro, contando com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para auxiliar na organização do tráfego e na segurança dos participantes durante o percurso.

Esta atividade física, que tem um crescimento exponencial na cidade, vai além do exercício, contribuindo para a saúde e bem-estar social. “A corrida transforma vidas, ajuda na saúde física e mental, aumenta a autoestima, cria novas amizades e faz as pessoas descobrirem que podem ir além do que imaginavam” destacou Kauan.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.