Acorda Cidade
Visando assegurar a formação de condutores responsáveis e comprometidos com um trânsito mais seguro, impulsionando a redução dos altos índices de acidentes e mortes no trânsito, a 3ª Ciretran de Feira de Santana promoveu, na quarta-feira (09), palestras juntamente com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para os alunos da Escola Pública de Feira de Santana. As aulas foram iniciadas no último dia 29 de fevereiro, e acontecem no Sest Senat.
Durante palestra ministrada pelo Capitão PM Rafael Singh Sachdev, do Esquadrão de Motociclistas Asa Branca, foram apresentados índices alarmantes sobre acidentes de trânsito. Os alunos foram convidados a refletirem sobre a postura que pretendem adotar para contribuir com a redução da violência no trânsito.
“O Estado perde R$ 600 mil com uma morte no trânsito, que hoje mata mais que os homicídios registrados pela Polícia Militar. A nossa proposta não é dar nenhuma lição de moral aos nossos futuros motoristas, mas, sim, transmitir a importância de terem consciência da necessidade de preservar a vida. A sociedade clama por um trânsito melhor, mas, para isso, é preciso formar condutores responsáveis”, destacou Sachdev.
Os candidatos tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer o papel exercido pela Polícia Militar no trânsito e entender a parceria existente entre a instituição e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Bahia. “O policial militar é um agente de trânsito delegado pelo Detran através de um convênio firmado entre os órgãos. A nossa função, enquanto polícia ostensiva, é garantir, a partir da fiscalização e punição, a redução dos índices de acidentes e crimes de trânsito, cumprindo, assim, a missão que é designada à Segurança Pública pelo Estado”, explicou o Capitão.
O candidato Marcos Vinícius Ribeiro, 21 anos, parabenizou a iniciativa da Eptran de Feira de Santana. “Acredito que para termos uma nova realidade no trânsito de nossa cidade, é preciso que mais ações de educação sejam realizadas não apenas para os alunos que estão pretendendo tirar a Carteira de Habilitação, mas, também para os condutores que já estão por aí circulando pelas ruas e estradas”, pontuou.
Primeiros socorros
A Soldado do Corpo de Bombeiros, Jéssyca Cerqueira, ministrou a palestra com o tema “Primeiros Socorros” para os 65 alunos da primeira turma da Eptran de Feira. Os candidatos foram alertados sobre a importância de conhecer procedimentos corretos que devem ser adotados para ajudar vítimas de acidentes de trânsito. “Existe a preocupação em orientar o condutor a socorrer um acidentado sem que haja prejuízos para essa vítima, visando garantir a vida e evitar agravamentos. O condutor, se obtiver o conhecimento básico das noções de primeiros socorros, pode ajudar a salvar uma vida. Lembrando que os órgãos responsáveis como SAMU e Corpo de Bombeiros devem sempre ser solicitados a comparecerem para prestarem o socorro devido em um local de acidente”, explicou Cerqueria.
Para Poliana Ferreira, 29 anos, candidata à categoria A, o conhecimento adquirido nas palestras serão de extrema importância para a rotina como motociclista. “O meu objetivo é me tornar uma condutora legalizada, utilizar o meu veículo de forma legal para trabalhar, então todo conhecimento transmitido nestas palestras servirá para que eu me sinta pronta para lidar com as adversidades que enfrentamos no dia a dia no trânsito de nossa cidade”, afirmou.
O estudante Alef Silva de Souza lembra a necessidade de formação teórica adequada para os alunos. “Todos estes ensinamentos serão cobrados durante o exame de legislação, que será o próximo passo que nós teremos que dar neste processo até conseguirmos, enfim, ter a Carteira Nacional de Habilitação em mãos. E, posteriormente, servirão para o nosso cotidiano”, disse.
A Eptran oferece aulas teóricas gratuitas com o objetivo de contribuir para a formação de condutores e incentivar à qualificação de mão de obra, inserção de trabalhadores no mercado de trabalho estimulando, assim, o desenvolvimento socioeconômico do município. A 3ª Ciretran abrange 13 municípios da região de Feira de Santana e conta, atualmente, com uma frota de veículos de 307.672 veículos e 186.171 condutores habilitados.