Laiane Cruz
Entidades e organizações ligadas aos movimentos sociais realizaram na manhã desta segunda-feira (7) batucadas e panfletagens no Centro de Abastecimento e no Terminal Central, em Feira de Santana. O objetivo foi chamar a atenção da população sobre a importância da consulta popular que será realizada entre os dias 1 e 7 de setembro deste ano em todo o Brasil a favor de que se estabeleça uma constituinte exclusiva para fazer a reforma política.
Participaram da ação movimentos sociais como o MST, Levante Popular pela Juventude, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento de Organização de Mulheres em Defesa da Cidadania (Momdec), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Consulta Popular.
De acordo com a advogada Lua Marina, militante da Consulta Popular e da Secretaria Regional do Plebiscito Constituinte, desde setembro de 2013 já foram formados mais de 500 comitês no Brasil para se discutir o assunto junto às comunidades, e aqui em Feira de Santana, a campanha foi lançada desde dezembro do ano passado, em uma plenária que contou com mais 300 pessoas da região do Portal do Sertão e o Recôncavo Baiano.
“Os protestos de junho do ano passado, que levaram milhares de jovens às ruas de todo o Brasil, de uma maneira que o povo não via há pelo menos 20 anos, para nós dos movimentos sociais foi uma mensagem de que tínhamos que colocar outro projeto de país, o projeto de sociedade mais justa, de democracia real, de exercício da cidadania. A juventude trouxe a mensagem essencial de que estamos cansados, indignados com a política da forma como ela está sendo construída”, afirmou a militante.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.