Daniela Cardoso
Valorizar o patrimônio cultural, comercial e artístico que existe bem no ''coração'' da cidade de Feira de Santana. Esse foi o objetivo das fotógrafas feirenses Andreia Tolentino e Thaine Mota, que realizaram um ensaio fotográfico no Mercado de Arte Popular (MAP), que também teve o intuito de homenagear a Princesa do Sertão pela passagem dos seus 183 anos de emancipação político-administrativa, comemorados neste domingo (18).
“Como foi recentemente reformado, o Mercado ficou ainda mais bonito e apesar de ser um ponto turístico e ser bem localizado, observamos que muitos feirenses nunca visitaram o local, mesmo após a reforma. Com isso em mente, nós pensamos em realizar um projeto de valorização da nossa cidade e cultura nordestina", declararam as idealizadoras do projeto.
"A ideia surgiu após conversarmos com uma amiga que observou que não via muitos ensaios fotográficos que valorizavam a arquitetura e cultura da nossa cidade. Após isso, pensamos em fazer um ensaio que representasse bem Feira de Santana. Após meses de planejamento, chegamos a conclusão em fazê-lo no MAP”, acrescentaram.
Leia também: Feirenses de 'coração' falam de suas lembranças e do amor pela cidade
Após a escolha do local, foi a vez de definir os personagens a protagonizarem o ensaio fotográfico. O casal feirense Daniela Bispo e Bruno Oliveira, foram os escolhidos e representaram a beleza que está na diversidade. “Achamos que eles representam bem a nossa cidade e também o nosso país em uma mistura de tons combinada com a alegria e espontaneidade do brasileiro”.
As fotógrafas Andreia Tolentino e Thaine Mota compõe a empresa Pétalas Fotografia e trabalham com fotografia de casamentos e ensaios de casais há dois anos e meio. Elas destacam que a fotografia tem o poder de transformar vidas e marcar gerações, e esse é o sentido do trabalho realizado.
O resultado do ensaio fotográfico já foi conferido por várias pessoas, através um vídeo que foi postado no Facebook, intitulado ‘Danny e Bruno… em um amor danado de bom’.
Fotos: Andreia Tolentino e Thaine Mota