Feira de Santana
Engenheiro Agrônomo orienta trabalhadores rurais no combate a praga nas plantações
O engenheiro agrônomo orientou que os trabalhadores rurais procurem assistência técnica para fazer um tratamento preventivo, antes de plantar.
Daniela Cardoso
Os agricultores de Feira de Santana estão sendo orientados por engenheiros agrônomos da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), para o controle das lagartas que estão devastando toda a plantação na zona rural da cidade. Luiz Eduardo Medeiros, um dos engenheiros agrônomos da EBDA, informou ao Acorda Cidade que o trabalho está sendo feito, principalmente, no controle preventivo.
Ele acredita que a praga este ano veio de forma mais intensiva, devido ao longo período de seca que a região enfrentou. Luiz Eduardo informou que quase todas as regiões de Feira de Santana foram atingidas e que esse tipo de lagarta ataca principalmente as folhas das plantas, diminuindo a fotossíntese, o que gera a queda da produtividade.
“A lagarta se torna uma mariposa e ela é capaz de produzir até 120 ovos. Após três dias nascem às larvas e após 21 dias elas ficam adultas novamente, fechando o ciclo, por isso o ataque é tão intensivo”, explicou.
O engenheiro agrônomo orientou que os trabalhadores rurais procurem assistência técnica para fazer um tratamento preventivo, antes de plantar, e que eles não devem usar inseticidas por conta própria.
“Existem vários tratamentos naturais e em último caso fazemos tratamento com produtos químicos, por isso eles devem procurar orientação”, destacou.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Assuntos