Feira de Santana
Encontro discute situação da dengue com profissionais de saúde
O objetivo do encontro é orientar os profissionais de saúde com relação a assistência e ao monitoramento dos casos suspeitos de dengue que dão entrada na rede de serviços de saúde público e privada.
Daniela Cardoso
Feira de Santana está em alerta no combate a dengue, onde segundo a enfermeira Maricélia Maia de Lima, a situação é preocupante, pois o sorotipo 4 da doença já está em circulação no estado da Bahia, “o que representa risco para todas as pessoas”, alertou. A informação foi divulgada durante o Encontro de Capacitação dos Profissionais de Saúde, realizado na manhã desta segunda-feira (21).
O objetivo do encontro é orientar os profissionais de saúde com relação a assistência e ao monitoramento dos casos suspeitos de dengue que dão entrada na rede de serviços de saúde público e privada.
Segundo a enfermeira Maricélia, a dengue é uma doença viral aguda e seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças virais. Ela ressaltou que a dengue não é mais uma doença simples e falou sobre a importância dos cuidados médicos e da prevenção da doença.
“É necessário ter um acompanhado, pois existe a possibilidade do paciente evoluir para uma forma mais grave e com isso complicar o caso e até chegar a óbito. Os profissionais devem ficar atentos e prestar uma assistência adequada a esses casos para evitarmos consequências trágicas”, afirmou.
Segundo a enfermeira, já existe uma confirmação de morte por causa da dengue em Feira de Santana. “O Parque Ipê é o bairro com maior número de notificações”, informou, acrescentando que a população pode ajudar no combate a dengue.
“O mosquito gosta de água parada, então as pessoas devem evitar deixar recipientes que acumulem água. O tratamento é feito de acordo com os sintomas que o paciente vem apresentando, mas a principal recomendação é aumentar a ingestão de liquido para a re-hidratação. Essa é a orientação básica”, destacou.
O médico Jarbas Galvão, também chamou atenção para a mobilização da comunidade no combate a dengue.
“Cada um deve agir na sua casa, essa é uma obrigação nossa. Outra coisa são os cuidados quando começar a sentir os sintomas característicos da dengue. Nesse caso a pessoa deve procurar imediatamente orientação médica”, afirmou.
Os sintomas característicos da dengue são dor de cabeça e no corpo, moleza no corpo, febre por mais de 7 dias, manchas avermelhadas entre outros.
Aumento no número de notificações
O número de notificações suspeitas de casos de dengue em Feira de Santana teve um aumento considerável, de acordo com informações da vigilante epidemiológica, Janice Estrela. Em 2011 foram notificados 1.765 casos. Este ano, até o mês de abril, 2.571 casos já foram notificados.
As informações são dos repórteres Paulo José e Ney Silva do Acorda Cidade
Assuntos