Daniela Cardoso e Ney Silva

Empresas de Feira de Santana que promovam ações de sustentabilidade poderão ser contempladas com o selo empresa sustentável. A iniciativa é da Associação Comercial e Empresarial (Acefs) em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a empresa de consultoria RK. O presidente da Acefs, Marcelo Alexandrino destaca que o projeto é gratuito.

“O programa Selo Empresa Sustentável tem a ideia de reconhecermos as ações de sustentabilidade das empresas de Feira de Santana para que a sociedade possa saber quais são as ações preocupadas com o meio ambiente, com a sociedade, com o nosso planeta”, explicou.

De acordo com Marcelo Alexandrino, em Feira de Santana existem exemplos de muitas empresas que tem ações de sustentabilidade, mas que a sociedade desconhece. Segundo ele, o objetivo do programa é trazer essas empresas para o programa e, consequentemente, elas ganharem o selo sustentável sem custo nenhum.

“As empresas só vão precisar descrever quais são as ações que estão desenvolvendo e uma comissão técnica composta pela Associação Comercial, a secretaria do Meio Ambiente e a RK consultoria, que está assessorando a gente, irão fazer avaliação. A participação é espontânea, as empresas podem entrar no site da associação comercial e fazer a inscrição”, informou.

A diretora executiva da empresa RK, Karla Figueiredo, explica a participação da empresa nesse projeto. “A RK vem elaborando junto com a Acefs a implementação do projeto, dando apoio e assessoria na execução. É um processo de educação e nós faremos a avaliação das empresas junto com a secretaria do Meio Ambiente e a Acefs. Esse projeto é inovador na Bahia”, destacou.