Daniela Cardoso
Representantes do atacado e varejo na Bahia realizaram um Dia de Trabalho para discutir a troca do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (SINTEGRA), pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). O evento foi realizado na noite de quinta-feira (29) na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
De acordo com o Deputado Estadual Zé Neto, o prazo para a adesão do SPED, que estava previsto inicialmente para 25 de junho deste ano, foi prorrogado para o dia 25 de dezembro.
“Esse reunião de hoje é muito importante. Estamos ouvindo o clamar dos setores e a posição do governo de adiar, viabilizou esse contato que está possibilitando que as informações sejam passadas de forma mais clara. Esperamos que ao estalar o SPED de forma definitiva em dezembro, o estado possa dar um passo significativo na modernização”, disse o deputado.
O Auditor fiscal, Ariosvaldo Moreira, explicou o que é o SPED. “É um sistema público de estruturação digital. Ele foi instituído no âmbito federal, tanto pela parte federal, estadual e municipal. Esse sistema substitui algumas obrigações da empresa, que antes tinha o livro de entrada de mercadorias, o livro de saída, o livro diário, e será substituído por um sistema de arquivo eletrônico.”
Ele ressaltou que os arquivos são remetidos para as instituições via internet, o que, segundo ele, se constitui em uma questão ambiental. “Troca-se o arquivo físico de papel por um arquivo magnético”, resumiu.
Ariosvaldo informou que empresas de grande, médio e algumas de pequeno porte, serão obrigadas a instalar esse novo sistema. De acordo com ele, essas empresas terão que contratar analistas e pessoas especializadas em tecnologia de informação. Ele apontou as dificuldades para a instalação do SPED em Feira de Santana.
“A maior dificuldade é encontrar uma empresa especializada que produza isso com um custo razoável. A Secretária da Fazenda criou um grupo de trabalho para discutir a implantação desse sistema. Estamos discutindo uma possibilidade de prorrogação da implantação do sistema e a tendência é que a partir de 1º de janeiro de 2012, todas as empresas terão que remeter essas informações via internet”, disse. As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.