Acorda Cidade
A emissão de cartões do SUS (Sistema Único de Saúde) em Feira de Santana está suspensa temporariamente por problemas técnicos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a pane teve origem no Sistema Nacional, que alimenta a base de dados do Ministério da Saúde, em Brasília, onde são coletados os números gerados a partir do município.
A coordenadora do setor em Feira de Santana, Sônia Vasconcelos, informou que as falhas começaram há cerca de 15 dias. Na sexta-feira (5), o sistema saiu do ar por completo, impedindo a continuidade do serviço.
De acordo com informações divulgadas no site da prefeitura, a expectativa é que o sistema volte a funcionar a qualquer momento, mas o Ministério da Saúde ainda não sinalizou um prazo para que isto aconteça.
Transtornos
A suspensão do serviço de emissão do Cartão do SUS prejudica centenas de pessoas que procuram o serviço diariamente na Secretaria de Saúde de Feira de Santana, situada na avenida João Durval.
O documento é obrigatório para quem busca atendimento na rede pública e privada de saúde. Algumas empresas também exigem o cartão do SUS de seus empregados e os hospitais particulares já fazem o mesmo com os pacientes que têm plano de saúde. São distribuídas 150 senhas diariamente.