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Embasa reduz pela metade a quantidade de processos administrativos no Procon
Reunião realizada nessa quinta-feira, 1º, fortaleceu o relacionamento entre o órgão de defesa do consumidor e a Embasa.
Com o objetivo de fortalecer o relacionamento institucional, representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Feira de Santana) se reuniram nessa quinta-feira (1º). Entre os temas tratados no encontro estiveram o atendimento da Embasa às queixas dos consumidores e a redução do número de processos contra a empresa.
Há um ano a Embasa implantou o Comitê Interno de Conciliação, uma estrutura exclusiva para acompanhar os atendimentos no Procon, antes da instauração de processo administrativo, agilizando a resposta ao consumidor. A partir dessa ação, o número de processos tem diminuído sensivelmente. O balanço do mês de janeiro aponta que foram recebidas 161 queixas contra a Embasa e o número de processos administrativos abertos chegou a 39, ou seja, 76% das queixas foram solucionadas. No mesmo período do ano passado, o número de processos chegava a 54% do total de queixas.
O superintende do Procon, Rafael Cordeiro, ressaltou que a Embasa vem apresentando resultados positivos no atendimento aos consumidores que apresentam queixas no órgão. “A Embasa, apesar de ser sempre a primeira em reclamações, é uma empresa que respeita o consumidor. Se compararmos a quantidade de consumidores com as queixas veremos que o número de reclamações é pequeno e o índice de abertura de processos também. Além disso, a maioria das queixas que chegam, a empresa tem solucionado”, afirmou. Segundo ele, no balanço de fevereiro, a Embasa aparece com 131 queixas registradas e um índice de resolução de 74%.
Para o gerente da Unidade Regional da Embasa em Feira de Santana, Onias Neto, esses avanços são importantes, mas a empresa tem o desafio de diminuir também o número de queixas. “Infelizmente os consumidores ainda tem o hábito de procurar o Procon, sem antes ir à Embasa. A empresa está aberta para atender os consumidores nos nossos canais de relacionamento”, ressaltou.
Canais de relacionamento
O consumidor pode entrar em contato com a Embasa na Loja de Atendimento, situada à Rua Desembargador Filinto Bastos (antiga Rua de Aurora), pelo teleatendimento 0800 0555 195 (ligação gratuita) e pelo site www.embasa.ba.gov.br, na seção Fale Conosco.
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