
A campanha Novembro Azul, promovida pela Prefeitura de Feira de Santana por meio da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), segue ao longo de todo o mês oferecendo vagas para consultas e exames de rastreio do câncer de próstata. O objetivo é promover a saúde integral da população masculina e de todas as pessoas com próstata.
Segundo a diretora-presidente da FHFS, Gilberte Lucas, as unidades administradas pela Fundação estão intensificando as ações de prevenção até o fim de novembro. “A campanha é voltada para a população masculina e pessoas com próstata, e o cuidado com a saúde é contínuo, vai além do Novembro Azul. Sempre é bom lembrar que o diagnóstico precoce pode evitar mortes e garantir uma vida mais saudável”, reforça.
Mais de mil atendimentos realizados em apenas dez dias
No Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), desde o início da campanha, em 4 de novembro, já foram registrados:
- 593 encaminhamentos para exame PSA (Antígeno Prostático Específico);
- 440 ultrassonografias de próstata (USG);
- 30 eletrocardiogramas (ECG);
- 30 exames de abdômen total (ultrassonografia ou tomografia).
Os exames de PSA são processados pelo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Mulher, com entrega dos resultados em até 15 dias.
Gilberte Lucas destaca o aumento expressivo da procura por atendimento médico e exames preventivos, como o PSA e o toque retal. “Em apenas dez dias da Campanha Novembro Azul, temos registrado um fluxo significativo de pacientes em nossas unidades de saúde”, afirma.
Atendimento ampliado para pessoas a partir dos 40 anos
As unidades administradas pela FHFS funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com atendimento voltado para homens cis, mulheres trans e pessoas não binárias a partir dos 40 anos.
As ações do Novembro Azul estão sendo realizadas nos seguintes locais:
- CMPC – Centro Municipal de Prevenção ao Câncer
- CMDI – Centro de Diagnóstico por Imagem (Avenida Maria Quitéria)
- Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Mulher (Jardim Cruzeiro)
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram