Andréa Trindade
Feira de Santana
Em apenas uma hora choveu metade do esperado para o mês inteiro
A chuva foi uma surpresa até mesmo para a Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana
Outubro é tipicamente o mês mais seco do ano na região de Feira de Santana. Por isso a forte chuva que caiu ontem (18) na cidade foi uma surpresa até mesmo para a Estação Climatológica da Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana).
Em entrevista ao repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade, a geógrafa Rosângela Leal, coordenadora da Estação, informou que choveu ontem praticamente toda a quantidade prevista para o mês de outubro. Apenas entre as 18 e 19h choveu 20 milímetros que seria a metade do esperado para o mês.
“Foi uma chuva excepcional, tanto pelo período que ela caiu quanto pela quantidade. Choveu 41 milímetros. Geralmente chove neste mês, entre 30 e 35 no máximo 45 milímetros”, informou Rosângela.
Foram aproximadamente quatro horas de chuva: No primeiro horário choveu cerca de 20 milímetros, no segundo, aproximadamente 10 e no terceiro e quatro horário, cerca de 6 e 4 milímetros respectivamente, até que a chuva cessou e voltou na madrugada desta quinta-feira (19) com menos intensidade.
Ano atípico
Para a geógrafa, este ano foi considerado atípico, uma vez que houve um inverno quente, com poucos dias frios e pouca chuva.
Ela disse ainda que o fato de chover pouco intensificou o problema da alta temperatura porque a chuva reduz a mesma e esfria o solo.
“O inverno foi quente, pouco chuvoso e sem resfriamento. Quando começou a esquentar realmente, toda a região já estava quente, gerando um área de baixa pressão provocando chuva, incluindo as trovoadas, que não são típicas neste período”, explicou.
Previsão
De acordo com Rosângela, espera-se que não chova tanto nos próximos dias como choveu ontem, possivelmente pode chover no período da tarde ou ficar nublado.
“Mesmo assim tudo isso é uma incógnita, do jeito que o clima, a temperatura e a chuva estão se portando este ano, estamos nos resguardando de fazer previsões porque esse ano está muito anormal e pode acontecer qualquer coisa”, concluiu.
A chuva alagou ruas e casas. Veja a seguir fotos do bairro Feira X, enviada pelo ouvinte do Acorda Cidade, conhecido como Zé Filé.
Assuntos