Rachel Pinto

O governo do estado da Bahia através de seus três centros de educação profissional em Feira de Santana vai oferecer diversos cursos para a comunidade. Um desses centros é o Cetep Áureo de Oliveira Filho antiga escola técnica da Santa Mônica que este ano volta a ser administrada pela Secretaria Estadual de Educação.

O diretor do Núcleo Regional de Educação (NRE-19), Ivanberg Lima explicou que a educação profissional tem despertado o interesse dos estudantes e permitido a qualificação para inserção no mercado de trabalho. A oportunidade de cursar o ensino médio integrado ao curso técnico é também um atrativo para os estudantes.

 “A educação profissional vem despontando como um dos grandes baluartes da educação e despertando interesse de muitos alunos. O Áureo Filho está no processo de transição, indo para a administração do estado. Até junho, a gente tem esse processo de transição concluído. No Áureo Filho, já para 2016 nós vamos oferecer 210 vagas na modalidade de ensino médio integrado ao profissional que a gente chama de EPI. Teremos logística, manutenção automotiva, segurança do trabalho e edificações. Essas vagas serão todas de quatro anos, turno matutino e vespertino”, afirmou.

Além do Áurio Filho, Ivanberg Lima explica que Feira de Santana conta também com outros dois centros de educação profissional que é o CEP Saúde – Centro Baiano e o Cetep Portal do Sertão. “No CEP Saúde, Centro Baiano a gente oferece enfermagem, técnico em enfermagem, análises clínicas, saúde bucal e administração. Lá nos teremos 525 vagas oferecidas em 2016”, disse.

Sobre o Cetep Portal do Sertão, localizado no bairro Pampalona, Ivanberg explicou que além dos cursos de edificações, técnico em agropecuária, e técnico em informática, esse ano será oferecido o curso técnico de desenho em construção civil. “Teremos o curso técnico em desenho em construção civil. Serão ofertadas 70 vagas e para o curso técnico em agropecuária teremos mais 70 vagas, para a modalidade EPI ligada à educação integral, ou seja, os alunos farão esse curso em três anos, tendo aulas em turno oposto para complementar a sua carga horária.”.

Segundo Ivanberg o curso técnico ligado à educação integral era uma grande vontade dos alunos, pois traz a oportunidade de cursar o ensino médio integrado a um curso profissional, com duração média de três anos. Essa iniciativa trata-se de um projeto piloto que será realizado no Cetep Portal do Sertão e em mais alguns centros da Bahia.

As matrículas para os centros de educação técnica acontecem no período de 25 a 27 de janeiro.

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.