Laiane Cruz
As festas de final de ano foram um convite às compras em excesso. E os consumidores que não quiseram entrar 2015 com as contas no vermelho tiveram que tomar cuidado. Quem manteve o controle pode conferir algumas dicas do economista e professor Carlos Rangel sobre como permanecer com as finanças equilibradas neste novo ano, e quem escorregou pode ver como recuperar o equilíbrio financeiro.
De acordo com o economista, é possível manter as contas em dia em 2015 desde que se faça um bom planejamento, ou seja, o orçamento deve estar adequado com aquilo que se ganha. Ele ressalta que este é o momento ideal para os consumidores renegociarem suas dívidas. De acordo com ele, o melhor a fazer é o endividado aproveitar as parcelas do 13º salário.
“Você quita, evita os juros, e entra o ano com suas contas arrumadas. Se não, que pelo menos você quite uma parte dessa dívida e tente renegociá-la para o ano seguinte, tentando um acordo com seu credor, mas jamais deixar de pagar, porque é pior.”
Para Carlos Rangel, atualmente tanto homens quanto mulheres estão vulneráveis a se endividar, caso não façam um bom planejamento.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.