projeto artêmia pires
Foto: Divulgação

O secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, confirmou que a abertura da licitação da obra de duplicação da Avenida Artêmia Pires, localizada no bairro SIM, em Feira de Santana, acontece no dia 26 de janeiro de 2026.

Secretário de planejamento, Carlos Brito | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Secretário de planejamento, Carlos Brito | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Abrindo a licitação, respeitaremos o prazo recursal. Se não tiver recursos, teremos condição já de emitir, depois da concordância do banco, porque o banco exige que a licitação feita, o vencedor escolhido, ele tenha a concordância dele, para que nós possamos dar a ordem de serviço”.

Em seguida, Carlos Brito disse que, seguindo essa ordem, as obras podem começar já no mês de fevereiro.

O que mais diz o secretário

Além disso, o secretário também afirmou que acredita que muitas empresas devem participar da licitação, por conta do valor, que é de R$ 60 milhões de reais. Assim como chamou atenção para o recebimento do Selo Caixa, que aconteceu na última segunda-feira (29).

“Não foi um selo circunstancial, não. Nós viemos apresentando documentos, foi um edital que eles lançaram. Poucas cidades no Brasil, de todos os municípios, tem esse selo. Então, a governança é um fator decidível para a credibilidade, porque ele também reduz ou aumenta a confiabilidade do agente financeiro na instituição”.

Da mesma forma, o secretário seguiu dizendo que Feira de Santana tem empresas com o suporte necessário para fazer essa obra de duplicação.

“Eu acredito que podem ter consórcio de empresas, enfim, a atividade empresarial tem toda uma gama de alternativas dentro do procedimento legal de participar de um projeto licitatório desse que é um projeto muito representativo, porque tem que também ter com aporte de recurso um capital de giro bom para que possa tocar uma obra dessa”. 

Por fim, Carlos Brito disse que acredita que os contratos de garantia e contra-garantia feitas pelos bancos Caixa e Banco do Brasil dão segurança jurídica e financeira do investimento nessa obra.

Leia também:

Saiba como será o projeto de duplicação da Avenida Artêmia Pires; obra custará R$ 60 milhões

Publicada a Licitação para obra de duplicação da Avenida Artêmia Pires

Em balanço de obras realizadas em 2025, prefeito confirma data para licitação da Artêmia Pires e intervenções em outros bairros

Com informações do repórter Paulo José Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.