Feira de Santana

Dom Itamar Vian celebra missa natalina no presídio de Feira de Santana

Há 23 anos ocorre a celebração e para Dom Itamar Vian, a cerimônia leva mensagens de paz, amor que ficam gravadas no coração dos presos.

Dom Itamar Vian celebra missa natalina no presídio de Feira de Santana Dom Itamar Vian celebra missa natalina no presídio de Feira de Santana Dom Itamar Vian celebra missa natalina no presídio de Feira de Santana Dom Itamar Vian celebra missa natalina no presídio de Feira de Santana

Rachel Pinto

Com o objetivo de celebrar o Natal, promover um momento de reflexão e esperança, foi realizada nesta sexta-feira (21), no Conjunto Penal de Feira de Santana uma missa presidida pelo arcebispo emérito Dom Itamar Vian e uma confraternização entre presos e funcionários.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Há 23 anos ocorre a celebração e para Dom Itamar Vian, a cerimônia leva mensagens de paz, amor que ficam gravadas no coração dos presos, infuenciam para que muitos busquem a recuperação e a possibilidade de retornar ao convívio da família e da sociedade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Nós acreditamos que a base religiosa é fundamental para a pessoa voltar a acreditar em si, voltar a acreditar nos outros e um dia conseguir a liberdade. Os presos percebem claramente que é possível buscar a recuperação. Evidentemente quem erra, deve pagar pelo erro, mas são pessoas humanas, recuperáveis e nós devemos acreditar que essas pessoas um dia irão voltar ao convívio da família e da sociedade”, frisou.

Para o religioso, é comum que as pessoas troquem presentes durante o Natal e desejem bons sentimentos ao próximo. No entanto, o melhor presente é o acolhimento a Jesus Cristo que chega.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O diretor do presídio, o capitão Allan Araújo comentou que o contato das pessoas privadas de liberdade com a espiritualidade e a religiosidade traz a esperança em Cristo, em Deus, a possibilidade de ressocialização e o retorno aos seus lares.

Ele explicou que há uma organização prévia para a realização da celebração e também o apoio da pastoral carcerária.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós conseguimos de forma muito feliz executar essa missa que é realizada todos os anos no conjunto pena. Os presos gostam muito e valorizam muito esse auxílio religioso, reconhecem a importância da presença espiritual, das ações espirituais de acompanhamento religioso no seu processo de ressocialização”, disse.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.