Laiane Cruz e Rachel Pinto
Uma grande corrente de solidariedade formou-se em Feira de Santana com as notícias das inundações no extremo Sul da Bahia e outras regiões. As doações chegam de toda a parte da cidade e um dos pontos de coleta é o auditório do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) que desde ontem já está lotado de donativos para as famílias desabrigadas.
O médico intensivista Lúcio Couto, que teve a ideia realizar a campanha de arrecadação no hospital, disse ao Acorda Cidade que é muito bonito ver a empatia das pessoas com o próximo e a todo momento materiais diversos estão chegando, ao ponto de mal ter espaço para ficar em pé no local.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Ele informou que chegaram ao auditório alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis, roupas em boas condições de uso, lençóis, materiais de higiene pessoal e limpeza. Segundo ele, as doações seguem até às 19h de hoje e quem quiser doar ainda e quiser um direcionamento pode contribuir com material de higiene pessoal, limpeza, água, roupa de cama e roupas íntimas, que é o que menos tem.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“A gente ainda não começou a pesar não, mas vamos ter que pesar para definir quantos caminhões serão necessários, mas a gente está precisando achar espaço para conseguir encostar e conversar em algum canto, porque está realmente expressiva a quantidade de doações e muito bonito de ver”, disse.
Leia também: Solidariedade: veja como ajudar moradores das cidades afetadas pelas chuvas na Bahia
O médico informou que a ação conta com o apoio das Voluntárias Sociais da Bahia e dois empresários da cidade que fazem parte do projeto de doações e que já disponibilizaram caminhões.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Hoje a gente vai determinar essa logística para amanhã começar e despachar tudo que a gente está arrecadando. O projeto nasceu no domingo à noite, fizemos a arrecadação e as coisas estão acontecendo, não imaginávamos que tomaria essa dimensão e agora vamos organizar a logística de distribuição para que chegue efetivamente às mãos de quem precisa. Quem quiser doar, pode vir ao HGCA deixar no auditório, até às 19h de hoje estamos fazendo o recolhimento e a partir de amanhã preparando a distribuição”, disse.
O diretor médico do HGCA, Carlos Figueiredo, destacou que a campanha mobilizou todos os funcionários do hospital e foi abraçada pela comunidade.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“O resultado é fantástico. Pensamos em fazer a arrecadação inicialmente na segunda-feira e diante do resultado magnífico estendemos para hoje (28). Vamos fazer a arrecadação lá na frente se houver condições. Faremos mais campanhas, mas hoje se encerra às 19h, essa logística, para levar os materiais para as famílias que estão precisando”, frisou o médico em entrevista ao Acorda Cidade.
Cássia Dias, comandante da Guarda Municipal, relatou que a guarda também entrou na campanha com o objetivo de ser mais uma força para ajudar o próximo. De sensibilizar para o problema do outro e tentar colaborar.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Um dos nossos pontos de arrecadação é na base central, na Rua Santos Dumont, nº 230 , próximo ao Fórum. Outro é a praça Padre Ovídio, a praça da Matriz e além desses dois pontos, temos também no Centro de abastecimento, uma base próximo ao Restaurante Popular. Temos o 153 canal aberto para a comunidade. Pode passar o endereço que a gente vai até o local recolher. É uma campanha urgente, mas vamos manter até a próxima semana para o mais rápido possível direcionar para a finalidade.Vamos arrecadar, passar para o corpo de bombeiros para acolher os materiais e dar seguimento até chegar ao pessoal”, explicou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Doações também para os animais
O pastor Ezequiel da Silveira de Souza, da Igreja Batista Avenida, destacou que o que motiva a participação dos voluntários na campanha é seguir o exemplo de Jesus Cristo de Nazaré.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Além das doações de alimentos, roupas, material de limpeza e higiene, a igreja está recolhendo também ração para animais e medicamentos. Ele salientou a importância das pessoas colaborarem financeiramente com os centros comunitários das regiões atingidas pelas chuvas para a compra de itens como carne, frango e materiais emergenciais para dar suporte às famílias atingidas.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Mais de 15 voluntários da igreja selecionam e higienizam o material que chega e também classificam as roupas e calçados, para facilitar o trabalho dos voluntários nas igrejas que receberão esses materiais. Serão levados primeiramente para cidades como Ubatan, Dário Meira e Itapitanga.
“Ainda estamos mapeando a rota, de acordo com o volume do que a gente receber, para incluir outras cidades nesse percurso. Tivemos contato com as pessoas e os pastores das regiões mais afetadas e eles têm chamado nossa atenção para alguns itens essenciais como fraldas, recursos financeiros, porque em alguns desses centros comunitários as famílias não estão tendo cozinha para preparar alimentos, e não tendo a cozinha é preciso que alguém faça a comida nesse momento emergencial. Então está chegando muito mantimento não perecível, mas é preciso também comprar frango, carne, nesses locais mais próximos”, explica o pastor Ezequiel.
Ele reforçou que este momento é de se solidarizar com as vítimas das enchentes e exercer a fé e o chamado de Jesus para os seus discípulos.
“O que nos motiva fundamentalmente é o evangelho, o exemplo de Jesus Cristo de Nazaré, sempre sensível às necessidades humanas, ensinando seus discípulos nessa direção, e nós não podemos ficar insensíveis àquilo que é urgência que chega para nós. A gente entende que nosso Deus está fazendo uma obra na Terra e a gente quer sempre participar disso, não quer ficar de fora. Então sempre que há oportunidade da gente socorrer, partilhar e ajudar, a gente entende isso como um desafio do evangelho, um desafio para nossa vida”, declarou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A igreja Batista Avenida criou um drive-thru solidário e está arrecadando os materiais na Avenida Noide Cerqueira, em frente ao viaduto.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.