Alunos do curso de Sistemas de informação da FTC Feira estão se movimentando para sensibilizar a comunidade interna com a doação de descarte de lixo eletrônico. As doações podem ser feitas na próxima quarta-feira (14) no espaço coberto em frente à reprografia. A atividade marca as comemorações do Dia do Profissional de Informática.
O objetivo é destinar uma pequena parte do lixo eletrônico de Feira de Santana ao Centro de Reciclagem de Computadores (CRC), localizado no município de Lauro de Freitas. Segundo o coordenador do Colegiado do curso, professor Rogério Guaraci dos Santos, a idéia é ampliar o projeto a cada ano, até atender o município como um todo.
“Nesta segunda edição do evento, o material eletrônico inutilizado, doado por alunos e funcionários da instituição será usado para reciclagem, com a reprodução de brindes entregues aos alunos e demais participantes. Os que podem ser aproveitados serão destinados a instituições filantrópicas”, esclarece Guaraci.
Segundo o professor, o acúmulo de resíduos eletrônicos descartados em lixões sem tratamento específico, causa sérios danos à saúde e ao meio ambiente, pois a sua composição inclui metais pesados altamente tóxicos, como o mercúrio, cadmio berílio e chumbo. “Estes produtos, em contato com o solo, contaminam o lençol freático e, se queimados, poluem o ar.
Serão proferidas palestras sobre “Java e as Tecnologias Emergentes”, das 19h às 20h30, com Aécio Júnior, graduado em Sistemas de Informação pela FTC Feira e especialista em Gestão da Inovação Tecnológica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Outro palestrante é o administrador Adolfino Alves Pereira Neto, que vai falar, em seguida, sobre “Empreendedorismo em Tecnologia da Informação”. Ele é pós-graduado em Logística Empresarial, diretor de Negócios da Próton Sistemas e Consultor em Logística.