Feira de Santana

Diretor do HEC esclarece sobre morte encefálica de criança

Ele contestou a informação da tia da garota, Alcyr Silva da Conceição, de que a menina estaria viva e que o hospital não queria liberá-la

Laiane Cruz e Ney Silva

O diretor do Hospital Estadual da Criança (HEC), Mateus Simões, confirmou no início da tarde desta quinta-feira (23) que a garota Laís Conceição da Silva, de 8 anos, está com o quadro de morte encefálica e que é mantida na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital com o auxílio de aparelhos.

 

Ele contestou a informação da tia da garota, Alcyr Silva da Conceição, de que a menina estaria viva e que o hospital não queria liberá-la para transferência para o Hospital Jorge Valente, em Salvador. Segundo Mateus Simões, a avaliação da equipe médica não deixa dúvidas de que a paciente tem morte encefálica.

Leia também: Relatório aponta morte de criança, mas família contesta

 
Sobre a possibilidade de transferência para outra unidade de saúde, Mateus Simões informou que a direção do hospital não é contra, porém acha difícil outro hospital receber a paciente nessas condições e negou que haja a intenção de desligar os aparelhos, que mantém os demais órgãos em funcionamento.
 
O diretor disse também que a morte encefálica foi constatada pelo coordenador estadual do Sistema de Transplantes, Eraldo Moura, o qual conversou com a família da menina, explicando a situação. “Infelizmente a família não aceita, pois a perda de um filho é sempre dolorosa”, disse o diretor do HEC.