Rachel Pinto
Deodato Peixinho, diretor do departamento de áreas verdes do município de Feira de Santana, explicou em entrevista o Acorda Cidade sobre a queda de árvores e também de galhos na Avenida Getúlio Vargas nos últimos dias.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade (Arquivo)
De acordo com ele, o Ipê que caiu na última sexta-feira (2) tinha um problema de configuração há cerca de 20 anos. Ele destacou que a árvore tinha um problema de enovelamento e isso se dá quando a raiz está enrolada e não dá o segmento a raiz e sustentação da árvore.
“Quando nós vamos plantar uma árvore minha equipe tem essa observação e se tiver enovelado não planta. Aí vem uma segunda situação. Ainda que ela tenha esse enovelamento, houve o desenvolvimento de uma raiz que chama pinhão, que é chamada de raiz pivotante. Esta, é a raiz que dá alta sustentação a essas árvores de grande porte. Com o Ipê, esta raiz estava totalmente podre e carcomida por cupim. Jamais teríamos condições de identificar o problema do Ipê. Porque era no âmago, estava com o tronco e a raiz mostrando e o âmago da árvore podre”, afirmou.
Sobre o galho do Flaboayant que caiu ontem, Deotado Peixinho pontuou que a árvore é velha, não tem corpo para cair agora e que o departamento áreas verdes vem fazendo a poda de manutenção e o plantio para substituição destas árvores.
"Fazemos as podas das árvores que serão substituídas porque elas estão perdendo sustentabilidade. Há um trabalho intenso, visível e ativo dentro das áreas verdes. A susbstituição de árvores é inevitável. Não há mais do que 40% das árvores originais. Fazemos a renovação e quando a árvore que foi plantada está crescendo, ganhando corpo, a copa está formando corpo e começa então uma competição por espaço. A árvore que está crescendo não está conseguindo crescer mais porque a velha está tomando lugar onde ela deveria crescer. Nós retiramos a árvore velha e mantemos a árvore nova, sem perda de qualidade no espaço”, finalizou.
Leia também:
Galho de árvore cai na Getúlio Vargas e atrapalha pedestres
Árvore cai na Getúlio Vargas, atinge carro e fere casal
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.