Daniela Cardoso
 
Com notificações extraídas via agente de trânsito e via equipamentos de radar, o dinheiro arrecadado com as multas de trânsito é destinado para campanhas educativas e melhorias para o trânsito da cidade, segundo informou Francisco Junior, superintendente municipal de trânsito.  Segundo ele, a determinação está no Código Brasileiro de Trânsito e é seguida pela SMT (Superintendência Municipal de Trânsito).
 
“Cerca de 5% do valor arrecadado é destinado para educação de trânsito e o restante é direcionado para trazer melhorias para o trânsito da cidade, com sinalização horizontal, vertical, na compra de equipamentos para modificação de vias, enfim, para equipamentos que venham a auxiliar nas atividades de trânsito da SMT”, afirmou. 
 
Ele lembrou que recentemente uma campanha educativa foi realizada na intenção de mostrar aos motoristas as vias mais congestionadas, para que assim eles buscassem novas alternativas e o trânsito pudesse ser desobstruído mais rápido. “Agora estamos com uma campanha pronta sobre o uso das cadeirinhas para as crianças”, informou. 
 
Sobre a quantidade de multas que são extraídas, o superintendente afirmou não saber com precisão, mas informou que existe em Feira de Santana uma grande quantidade de flagrantes de irregularidade de trânsito. “A partir do momento que o agente de trânsito flagra uma infração, o que a lei determina é que seja extraída a multa”, declarou.
 
De acordo com Francisco Júnior, atualmente existe em funcionamento 18 radares na cidade. Ele afirmou que não houve um aumento no número de equipamentos e sim na quantidade de agentes de trânsito, que aumentou cerca de 50%. 
 
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade