Feira de Santana

Dia Nacional do Café: engenheira de alimentos destaca importância de uma boa torra e benefícios da bebida para a saúde

De acordo com dados publicados no site da Embrapa, o Brasil é o maior produtor, exportador e segundo maior consumidor de café em nível mundial.

Laiane Cruz

Informe publicitário

O Dia Nacional do Café é comemorado nesta segunda-feira (24). A data foi instituída em 2005, pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e marca o início da colheita nas principais regiões produtoras do Brasil. Além disso, o dia busca valorizar o produto, que é paixão nacional.

De acordo com dados publicados no site da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é o maior produtor, exportador e segundo maior consumidor de café em nível mundial. O País possui cerca de 300 mil estabelecimentos produtores de café, dos quais 78% são considerados da cafeicultura familiar.

Ainda conforme a Embrapa, 1.448 municípios brasileiros são produtores de café, o que corresponde a aproximadamente 26% dos municípios brasileiros, com a geração direta e indireta de mais de 8 milhões de empregos.

Café de qualidade

Segundo a engenheira de alimentos Deiziane Ferreira, do Café 2 de Julho, o café cultivado na Bahia é de alta qualidade e é muito valorizado comercialmente em todo o mundo. Outro fator é que o clima e a altitude da Chapada Diamantina, região grande produtora, favorecem para o desenvolvimento de um café com alta qualidade sensorial.

“São cafés de alto padrão, bebida de alta qualidade. O arbusto do café se desenvolve melhor em climas frios, em temperaturas baixas. O café 2 de Julho, os grãos arábica, são oriundos de lá. Temos clima favorável e altitude acima de mil metros, para desenvolvimento do fruto”, informou Deiziane Ferreira ao Acorda Cidade.

Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade | Engenheira de alimentos fala sobre benefícios do café para a saúde

Benefícios de uma boa torra

A engenheira do Café 2 de Julho explicou também sobre como deve ser a torra do café. De acordo com ela, a torra é um ponto crítico de controle na indústria do café.

“Você pode ter um grão de alta qualidade, mas se a torra não for eficiente, padronizada, você perde a qualidade no grão. O ideal é que a torra não seja muito escura, pois o café queimado é prejudicial à saúde do consumidor. Na fábrica do Café 2 de julho temos a torra padronizada. De todos os nossos produtos, não trabalhamos com a torra escura, porque o nosso cuidado é levar sabor com qualidade e uma bebida segura para o consumidor”, salientou.

A engenheira de alimentos lembrou ainda sobre os benefícios do café para a saúde dos consumidores. “O café na sua composição tem a cafeína, mineirais, como potássio, ferro, zinco, vitaminas do complexo B e ácidos clorogênicos, que atuam como antioxidante no organismo, evitando o desenvolvimento de células cancerígenas e tumores. É uma excelente substância que vai beneficiar nossa saúde”, destacou.

Café descafeinado

O café descafeinado 2 de julho é outra opção leve e saudável para aqueles que apreciam o consumo da bebida, mas não podem por recomendação médica ou preferem consumi-la sem a cafeína.

“A bebida é extraída por água, não utilizamos nenhum tipo de solvente químico. Foram 18 meses de muito estudo com o desenvolvimento desse projeto. E conseguimos desenvolver uma bebida limpa, leve e saudável”, acrescentou Deiziane Ferreira.