Feira de Santana

Dia do Soldado: mais de 8 mil jovens se alistam anualmente para o serviço militar em Feira e região

De acordo com o coronel Cajazeira, comandante do 35º Batalhão de Infantaria, 35 BI, o serviço militar de Feira de Santana conta atualmente com um total de 700 homens.

Laiane Cruz

Foi realizada nesta quarta-feira (25), no 35º Batalhão de Infantaria (35 BI), em Feira de Santana, uma solenidade de formatura para entrega de certificados e comemoração pelo Dia do Soldado. 

Segundo o 1º Tenente Jonas Nogueira Costa , em entrevista ao Acorda Cidade, antecipando a formatura, houve uma solenidade de encerramento das fotografias dos destaques do contingente de 2021, para aqueles soldados que se destacaram no âmbito de suas companhias e em todo o Batalhão.

Foto: Divulgação/ 2º Sargento Antônio Mário

Foto: 

"Tivemos também o Praça mais Distinto, que é aquele soldado que se diferencia dos demais em sua conduta e apresentação individual, e preparação intelectual, que representa aquela turma, e também o atirador combatente, que teve o melhor desempenho nas séries de tiro. E na formatura tivemos a entrega desses certificados, tivemos a leitura da Ordem do Dia do comandante do exército, e também a entrega de diplomas de Amigo do Batalhão para algumas autoridades que colaboraram em 2020 e 2021 com o Batalhão, e por fim o juramento à Bandeira, que todo soldado faz ao passar pelo serviço militar obrigatório, onde ele jura defender as instituições e a integridade da nação brasileira, mesmo com o sacrifício da própria vida", informou.

O Dia do Soldado é considerado uma data marcante para o Exército Brasileiro, que tem como patrono Duque de Caxias, que entrou nas Forças Armadas Brasileiras desde os cinco anos de idade, chegando até o último posto como Marechal.

Foto: Divulgação/ 2º Sargento Antônio Mário

De acordo com o coronel Cajazeira, comandante do 35º Batalhão de Infantaria, 35 BI, o serviço militar de Feira de Santana conta atualmente com um total de 700 homens, divididos em três companhias de fuzileiros e uma companhia de comando de apoio. Quanto ao número de recrutas, são hoje 271 militares.

“Existe uma pequena variação ano a ano, mas em média é essa faixa. Anualmente, em Feira de Santana e região cerca de 8 mil jovens se alistam para o serviço militar. Eles passarão por exames físicos, psicotestes, entrevistas, entre outros procedimentos, para selecionarmos aqueles que estão mais capacitados a cumprir o serviço militar obrigatório. Desses 8 mil que se alistam, cerca de 80% são voluntários. A partir daí passa-se por toda a seleção chegando aos 270, que são voluntários e ficam muito contentes de ter essa oportunidade”, frisou.

Foto: Aldo Matos/ Acorda Cidade

Alistamento militar

Conforme o coronel Cajazeira, o alistamento militar é um processo que se inicia de forma online e pode ser feito por qualquer cidadão que completa 18 anos ou aqueles que perderam a passagem do ano anterior e não estão quites com o serviço militar obrigatório.

Foto: Aldo Matos/ Acorda Cidade | Coronel Cajazeiras, comandante do 35º BI

 

“Basta ir em qualquer buscador de internet e digitar alistamento online. Ele deverá cadastrar os seus dados e logo depois receberá no e-mail data e hora para se apresentar, onde terá início esse processo de seleção. É interessante que seja um jovem de perfil atlético, pelas exigências físicas do serviço militar, e intelectualmente inteligente, que busque o aprimoramento em seus estudos, porque as ferramentas de trabalho hoje têm uma necessidade de capacitação desse jovem, estando pelo menos nos últimos anos do ensino médio”, orientou.

Amor à Pátria

Para o coronel Cajazeira, esse dia é marcante particularmente para o soldado recruta, que é aquele soldado que está no seu serviço militar obrigatório.

“O Dia do Soldado é exatamente a data onde o recruta testa o seu compromisso perante a bandeira nacional. O compromisso em que ele jura defender as instituições, o Brasil, mesmo com o sacrifício da própria vida. É uma etapa importante do seu serviço militar obrigatório, do qual ele carrega essas lembranças para toda a sua vida. Essa é a importância desse dia e também quando podemos reverenciar a memória do Duque de Caxias, nosso patrono, que sentou praça nas Forças Armadas à época no Exército com cinco anos de idade, chegando até o último posto, de Marechal. Ele foi o pacificador, como é conhecido na história do Brasil e um exemplo de soldado a ser seguido por todos nós”, afirmou o coronel Cajazeira.

 

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.