Feira de Santana

Dia de Coleta Seletiva é realizado no Conjunto Feira VI

A ação incentiva os moradores a contribuírem com a sustentabilidade no município por meio do descarte consciente.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Neste sábado (24), uma ação dedicada à coleta seletiva aconteceu no Conjunto Feira VI. O evento ocorreu em parceria com a empresa Sustentare Saneamento, que doou para moradores mudas de plantas, vasos de decoração e sabão feito de óleo em troca de materiais recicláveis como papel, papelão, vidros, plásticos, entre outros.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Yuri Barbosa Guimarães, Engenheiro da Sustentare, contou ao Acorda Cidade que a intenção da ação é mostrar aos moradores que nem tudo é lixo.

“Hoje nesse projeto temos um ponto de coleta, de troca de materiais recicláveis, por qualquer bem que a gente gera dentro da Sustentare, dentro do nosso Centro de Reciclagem (CTR), hoje a gente tem aqui composto orgânico, feito com frutas , legumes e verduras, mudinhas de Ipê, que a gente cultiva dentro do nosso horto, vasinhos para plantinhas feito com manta que iria ser descartada, e a gente reutilizou,” descreveu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A ação conscientiza moradores sobre a importância de contribuir com a sustentabilidade no município.

“Em vez de descartar, se a gente tiver esse conhecimento a gente consegue ajudar o meio ambiente e gerar renda para as pessoas que precisam por exemplo,” destacou.

As pessoas foram orientadas a levarem os materiais recicláveis até os estandes de coleta que foram organizados no Feira VI.

“Estamos recebendo tudo que é reciclável: metal, papelão, vidro, papel, óleo usado, eletrônicos, pilhas de bateria. Quando a pessoa vem a gente faz a troca eplos produtos que estamos oferecendo. A pessoas escolhe e a gente faz a troca. A intenção é ajudar a pessoa que tem aquele material em casa e possui a dificuldade de encontrar um lugar para descartar. Hoje viemos para sanar esse problema.”

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em Feira de Santana, existe alguns pontos de coleta de materiais recicláveis, a exemplo da Cooperativa dos Badameiros de Feira de Santana (Coobafs).

“Os resíduos que coletarmos aqui hoje é doação para eles, a gente tem uma parceria muito grande, tudo que a gente coletar aqui hoje, vai gerar renda para famílias,” revelou.

A ação é pioneira na Bahia, conforme destacou o engenheiro.

“É algo novo aqui em Feira de Santana, e eu ouso dizer ser novo no Estado da Bahia, somos pioneiros nesse quesito, nesse contato porta a porta. Já estamos a uns meses trabalhando em vários bairros de Feira de Santana, para tentarmos disseminar essas informações,” informou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Jean Santos Boaventura, Gestor de Recursos Humanos, 41 anos, contou ao Acorda Cidade que é a primeira vez que a ação acontece no Conjunto Feira VI, mas é um projeto da Sustentare e que é realizado em outros bairros também.

“Temos de 10 a 15 pessoas envolvidas na ação.”

A iniciativa no Feira VI surgiu por conta da dificuldade que muitos moradores apresentaram de colocar o lixo no horário correto, de manter a praça limpa, dentre outras questões.

“Tivemos essa iniciativa, principalmente, para conscientizar as pessoas a cuidarem mais do nosso espaço, colocar o lixo na hora certa, fazer uma coleta seletiva, destinar o lixo devidamente. A gente tá aqui hoje fazendo a seleção desse material, plástico, vídeo no local certo e muitas coisas aqui serão transformadas em artesanato, artigo de decoração,” esclareceu Jean.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Coleta seletiva

“A gente tá selecionando todo o lixo que tá sendo depositado aqui, o que é plástico, metal, papel enfim, esse materiais estaremos destinando a uma área específica. A gente deve começar fazendo essa seleção em casa, então antes de colocar o lixo na rua para o carro do lixo pegar, as pessoas podem começar selecionando em casa, cada material e separando, para dar destinos melhores, reciclar, fazer artesanato, para que esses materiais não sejam levados para os aterros sanitários, que muito conhecem como lixão,” disse Jean.

Jean Santos destacou ao Acorda Cidade que uma limpeza foi realizada na sexta-feira (23) na praça.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eles capinaram, tiraram os matos e hoje já tem outra equipe indo às casas, orientando as pessoas. Todos que passam por aqui estamos dando essa orientação.”

O engenheiro Yuri ressaltou ao Acorda Cidade que estão fechando parcerias para fazerem leiras de compostagem para aterros sanitários.

“No aterro sanitário tem um local para material orgânico, e inclusive estamos fechando algumas parcerias para fazermos leiras de compostagem. Esse material chega para gente. A gente consegue fazer a viragem dessa leira, com o acompanhamento da engenheira ambiental, e o adubo que sobra desse FLV (Frutas, legumes e verduras) conseguimos fazer a melhor vitamina para as plantinhas.”

Na ação no Conjunto Feira VI as mudas de plantas levadas para doação foram de Ipês.

“Hoje trouxemos aqui mudas de grande porte, os ipês amarelo e rosa. Em outros eventos conseguimos trazer mudas menores de suculentas, por exemplo, porque nem todos conseguem colocar ipês dentro de casa, mas aos poucos estamos conseguindo trazer mudas menores,” disse Yuri.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A professora, Thaise de Freitas Ferreira, moradora do bairro há 30 anos contou ao Acorda Cidade que infelizmente alguns moradores não colaboram, mesmo existindo lixeira na praça sempre estão sujando. E acrescentou que ações como essas deveriam ser mais frequentes.

“Vim até a praça para doar garrafas pets e papelões que eu tinha lá em casa. Ganhei um composto de adubo e um detergente. Acho importante essas ações e deveriam ter mensalmente, porque sempre temos resíduos em casa e se a gente puder reduzir a quantidade que vai para o lixo é melhor ainda,” frisou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ana souza

Parabéns !
O poder publico precisa seguir este exemplo!