Está acontecendo em Feira de Santana uma grande movimentação neste sábado (18) durante o Dia D de Multivacinação, mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde para atualizar as cadernetas de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. A ação, realizada pela Prefeitura de Feira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu centenas de pessoas em diversos pontos da cidade e teve destaque especial para o Vacimóvel, que atraiu várias pessoas. A expectativa é imunizar até 2 mil pessoas em um dia.
O veículo, entregue pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), funcionou das 8h às 14h no estacionamento da Prefeitura, na Avenida Getúlio Vargas. Além dele, 25 unidades de saúde, incluindo as dos distritos, estiveram abertas das 7h às 13h, e um ponto extra ainda está funcionando no Shopping Avenida, na Avenida Noide Cerqueira, das 10h às 20h.
Em Feira, a mobilização contou com a presença do Zé Gotinha, que animou o público infantil durante toda a manhã.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Mattos, o Dia D é uma oportunidade de facilitar o acesso da população e ampliar a cobertura vacinal. Por isso, o sábado foi escolhido.
“A ideia é que crianças e adolescentes, em especial, possam atualizar sua caderneta de vacina. Muitas vezes, por ser em horário comercial, o trabalho pode dificultar. Por isso, o sábado é propício para que a gente possa levar essas pessoas a se vacinar.”
O secretário destacou ainda a importância do Vacimóvel como estratégia para alcançar o público que circula pelo centro da cidade. Essa é a primeira vez que o veículo é utilizado em frente à Prefeitura.
“O comércio aqui no sábado é muito movimentado, e a gente está alcançando as pessoas que estão passando. É bom ver que estão sendo acolhidas. Imagine se esse veículo não estivesse aqui: todas essas pessoas que estão na fila talvez não se vacinassem. Então, é uma estratégia interessante, bacana, que a gente certamente quer ampliar. Vamos fazer com que as pessoas se vacinem efetivamente”, disse o secretário ao Acorda Cidade.
Rodrigo Mattos reforçou que todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis gratuitamente, incluindo doses contra Covid-19, gripe, HPV, sarampo e tétano.
“Aqui você tem Covid, HPV e diversas vacinas justamente para que as pessoas possam atualizar sua caderneta vacinal. É importante trazer a caderneta para ver o que precisa tomar. Quem tomou a da gripe em abril não precisa repetir agora, porque é uma vez por ano.”
A chefe da Divisão de Controle Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Verena Liberal, lembrou que a vacinação é uma das medidas mais eficazes de prevenção de doenças.
“A vacinação é uma medida de proteção que a gente oferta à população, mas também de controle dos adoecimentos. Por isso, está dentro do escopo da vigilância epidemiológica. É uma forma de proteção individual e coletiva, porque evitamos que os vírus circulem e, consequentemente, que o adoecimento se espalhe na nossa sociedade.”
Ela reforçou que doenças como tétano, Covid-19, influenza, sarampo, rubéola, caxumba, dengue e HPV podem ser evitadas com a imunização.
“Temos conseguido aumentar o número de pessoas vacinadas com diversas estratégias, como a de hoje. São ações contínuas. A gente precisa fazer isso todos os dias e sensibilizar a população dessa importância também todos os dias.”
A coordenadora de Imunizações da Sesab, Vânia Rebouças Barbosa, também acompanhou a mobilização e destacou a importância da ação para o estado.
“É mais uma oportunidade de garantir proteção para a nossa população. De janeiro a janeiro temos diversas vacinas na Bahia, em mais de 3 mil salas de vacinação nos nossos 407 municípios baianos. Mas hoje é um dia especial, um dia de realmente revisar se essa caderneta está atualizada. Estamos fazendo esse grande dia de mobilização para garantir mais proteção para a nossa população baiana.”
Ela explicou que a campanha segue até o dia 31 de outubro e que a Sesab está dando suporte aos municípios em todas as regiões da Bahia.
“Prevenir é sempre o melhor remédio. A Secretaria hoje está visitando dezenas de municípios. Estamos com o Vacimóvel atuando em quatro cidades baianas. Temos equipes de vacinação apoiando também os municípios, dando suporte às secretarias municipais. Estamos realizando visitas e participando com o Zé Gotinha de vários eventos nessa grande mobilização em dezenas de municípios baianos, do norte ao sul, em todas as nossas macro-regiões.”
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.