Daniela Cardoso
 
A secretaria municipal de Transportes e Trânsito iniciou na segunda-feira (4) o recadastramento do Passe Livre (Cartão que direito a gratuidade da passagem para pessoas com deficiência e idosos), que no total atende cerca de 7 mil e 500 pessoas. Na manhã desta terça-feira (5) muitas pessoas aguardavam na fila. Elas reclamaram do número de fichas distribuídas por dia, da pequena quantidade de funcionários atendendo e da estrutura física do local onde estava sendo feito o recadastramento
 
Erenilza Silva de 58 anos, que estava tentando recadastrar o cartão da irmã de 63 anos, disse que chegou ao local às 6 horas da manhã e por volta das 10 horas, ainda não tinha conseguido pegar uma senha. “O atendimento é péssimo, porque a gente fica no sol ou na chuva. Eles distribuem 20 fichas e é uma confusão com as pessoas querendo furar a fila. Aqui tem mais de 100 pessoas. Quem não consegue a ficha tem que voltar no outro dia”, afirmou
 
Zacarias, que estava acompanhado da filha, contou que chegou por volta das 5 horas da manhã. Ele afirmou que todos os anos quando precisa fazer o recadastramento encontra a mesma dificuldade. “Esse é o 4º ano que renovo e é sempre a mesma coisa. Estou aqui até agora, não consegui a ficha e ainda tenho que fazer hemodiálise. É um sofrimento. Deveria ter pelo menos uma cobertura aqui para a gente não ficar no sol”, ressaltou.
 
Francisco Nery Cerqueira de 58 anos desistiu de esperar. Ele também disse ter chegado por volta das 5 horas. “Estou indo embora porque ainda não consegui uma ficha. A dificuldade é muito grande. tinha duas pessoas atendendo, agora que colocaram mais uma. O atendimento é abaixo de zero”, desabafou.
 
Luiza Pinheiro Morais, 53 anos, estava sorridente, segundo ela, para amenizar o sofrimento. “Estou cansada, com as pernas doendo. É uma humilhação. Eu queria ir embora, mas vim com minhas colegas e vou esperar. Eu estou sorrindo para tentar amenizar o sofrimento”, ressaltou.  
 
Claudiana Silva Costa também reclamou da dificuldade para conseguir uma ficha. “Eles estipulam um período de tempo que junta muita gente com pouco funcionário para atender. Muitas pessoas desistiram e foram embora. Eles distribuem 20 fichas. Quando eu cheguei tinha em médioa 200 pessoas na fila. É muito complicado”, declarou
 
O secretário municipal interino de Transportes e Trânsito, José Carlos Barcelar, reconheceu que o número de funcionários é pequeno, mas disse que o atendimento está sendo otimizado. Ele afirmou ainda que não existe a necessidade das pessoas se dirigirem de vez a secretaria.
 
“As pessoas podem vim calmamente, sem desespero que vai ser resolvido o problema de todos. O número de funcionários é insuficiente, mas eles estão fazendo um esforço para atender a todas as pessoas. A renovação não tem um período determinado. Até a última pessoa com necessidade de renovação, nós iremos atender”, frisou
 
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade