Feira de Santana

Desfile de muares percorre diversas avenidas de Feira de Santana neste domingo

O tradicional desfile marcou o encerramento do evento e a beleza das mulas e dos burros foi o principal atrativo de quem foi prestigiá-lo.

Rachel Pinto

Na manhã deste domingo (5), diversos muladeiros percorrerem as principais ruas e avenidas de Feira de Santana durante o Desfile de Muares. O evento faz parte da programação do 8º Encontro de Muares que foi realizado desde o dia (4) no Parque de Exposições João Martins da Silva, com leilão beneficente ao setor de oncologia do Hospital Estadual da Criança (HEC) e confraternização entre os participantes.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

O tradicional desfile marcou o encerramento do evento e a beleza das mulas e dos burros foi o principal atrativo de quem foi prestigiá-lo. Muladeiros de cidades vizinhas e de cinco estados do país participaram do desfile e exibiram suas imponentes indumentárias, além da paixão pelos muares.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Carlos Alberto Ferreira, conhecido como Carlô, organizador do 8º Encontro de Muares contou que a sua paixão pelos animais vem desde a infância e foi passada pelo seu pai. Ele disse que o encontro e o desfile são uma forma de resgatar esta memória e todos os anos centenas de muladeiros fazem questão de marcar presença.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

"Mudamos a data do evento este ano justamente para garantir a participação de mais muladeiros. Antes realizávamos bem próximo do carnaval, mas tínhamos um pouco de dificuldade por causa do tempo curto. A cada ano chegam mais muladeiros e queremos passar de 500. Feira de Santana é a capital do muar e daqui saem animais excelentes para todo o país", afirmou.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

O muladeiro Adalberto Menezes, da cidade de Ruy Barbosa, contou que esta é a primeira vez que participa do encontro em Feira de Santana. Ele veio a convite de amigos e ficou encantado com a beleza de todos os animais.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

"Sou filho de muladeiro, boadeiro. Não é fácil continuar o trabalho com os muares. Mas é uma vida de muita boniteza, que encanta. Fui convidado e fiquei muito contente de participar desse encontro maravilhoso", revelou.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.