Acorda Cidade
 
O desfile de  7 de Setembro, em Feira de Santana, começou às 9h deste sábado e contou com a presença de centenas de pessoas que foram à avenida Presidente Dutra, centro da cidade, para prestigiar as apresentações em comemoração ao dia da Independência do Brasil.

Diferente dos anos anteriores, o grupo Grito dos Excluídos,  que há 19 anos vai às ruas ao final do evento para protestar por melhorias sociais e direitos trabalhistas, não esperou o desfile terminar para iniciar seus protestos. Aproveitou a presença de autoridades políticas em um palanque montando e após caminhar em meio aos grupos que estavam se apresentando, manifestou seu desejo de mudança e progresso.

Alguns moradores da divisa entre as cidades de Feira de Santana e São Gonçalo também protestaram. Eles querem que os moradores dos Loteamentos Jardim Aliança, Parque Viver e outros sejam reconhecidos como moradores de território feirense. Questionada sobre a disputa entre Feira e São Gonçalo pelo Centro de Distribuição da O Boticário, Milena Santos, que participou do protesto,  disse que para as pessoas que residem lá, o ideal é que Feira vença, porque segundo ela, nunca foram beneficiadas pela prefeitura de São Gonçalo.
 

O desfile
 

De acordo com a assessoria de comunicação do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), cerca de 180 policiais desfilaram na Avenida, nos dispositivos de parada: Banda de Música Maestro João Antônio Wanderley; Estado Maior; Guarda Bandeira; das Companhias: Especial (CETO); Feminina; Masculina e Hipomotorizada (viaturas de quatro e duas rodas, solípedes ‘cavalos’).
 

Dentre as apresentações, uma das que mais chamaram a atenção foi a do grupamento mascote mirim de motociclistas, formado por filhos de policiais militares. A pirâmide do Esquadrão de Motociclistas da Companhia Especializada Tático Operacional (CETO) e o desfile do Colégio da Polícia Militar, que tem a direção do major PM Jader Martins, também despertou a admiração do público.
 

A pequena Ananda, neta de um policial militar chamou bastante atenção.  Ela te apenas quatro anos de idade e há três,  participa do desfile.  O pai dela, o empresário Frederico Borges, disse que a garotinha sonha em ser policial quando crescer e que ela se preparou a semana inteira para o desfile. “Ainda está muito cedo para Ananda saber que profissão vai seguir, mas ela gosta muito de participar deste evento”, disse.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade