Feira de Santana

Descartar lixo de forma irregular representa risco de incêndios, diz prefeitura

Prefeitura notificou 217 donos de terrenos abandonados na primeira quinzena deste mês.

Descarte de Lixo
Foto: Divulgação - Sesp

O descarte de lixo de maneira errada, em terrenos e vias públicas, representa risco para a ocorrência de queimadas e incêndios – além de provocar a proliferação de ratos, insetos e até mesmo o mosquito Aedes aegypti.

Mesmo sendo uma prática ilegal [conforme as leis municipais de nº 3.245/2011 e nº 1613/92, que tratam de terrenos abandonados e do descarte irregular de lixo e entulhos, respectivamente], o descarte de resíduos sólidos em locais inapropriados é constante no município.

Somente de 1º a 14 de novembro, a Prefeitura de Feira de Santana aplicou 217 notificações a donos de terrenos abandonados que estavam servindo como depósito de lixo. Em outubro foram 433 notificações no total e em setembro 313.

Conforme o secretário interino de Serviços Públicos, Denilton Brito, algumas desapropriações de terrenos já estão em curso na Procuradoria Geral do Município.

“Temos observado que novos pontos de descarte irregular de lixo estão se formando na cidade – hoje no município são mais de 400 desses locais. Reiteramos que é de responsabilidade do proprietário mantê-los limpos e murados. Aqueles terrenos que forem identificados servindo como ponto de descarte de lixo, o dono será notificado e sujeito ao pagamento de multa”.  

O gestor da pasta faz um alerta para o perigo de jogar lixo de forma aleatória em terrenos e vias públicas nesse período de altas temperaturas. “São fatores determinantes para facilitar os focos de incêndio”, afirma Denilton Brito.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários