Daniela Cardoso e Ney Silva
A derrota da Seleção Brasileira por 7×1 contra a Alemanha não só causou tristeza aos torcedores feirenses, como deixou os bares e lanchonetes vazios em vários pontos da cidade, especialmente no bairro Santa Mônica, onde ocorre a maior concentração de pessoas nesses estabelecimentos.
Dono de uma lanchonete na Rua São Domingos, o comerciante Jânio Rios estava descontente com o resultado do jogo e com o fracasso nas vendas. Ele contou que nos últimos jogos, em que o Brasil venceu, o movimento na lanchonete foi intenso. Mas hoje, ainda no primeiro tempo, quando a Seleção Brasileira tomou os primeiros gols, as pessoas foram pedindo a conta e saindo do estabelecimento.
“Os torcedores ficaram muito desanimados já no primeiro tempo e a metade das pessoas foi embora. Quando terminou o primeiro tempo, já não tinha mais ninguém na lanchonete. O comércio foi um fracasso”, afirmou Jânio.
Sobre o resultado do jogo, Jânio disse que faltou garra da Seleção Brasileira e que o jogo foi péssimo com o resultado desfavorável para o Brasil. “Faltou técnico para saber mexer, faltou banco e um bom atacante, principalmente”, afirmou o comerciante. Ele acredita que mesmo com a derrota para a Alemanha, no próximo jogo, em que o Brasil disputará o 3º ou o 4º lugar, o movimento nos bares deve melhorar.
O vendedor ambulante, Carlos Santana, disse que o fracasso do comércio, durante o jogo não foi só dos bares, mas que trouxe reflexo negativo também para os ambulantes. Ele afirmou que quando terminou o primeiro tempo, na Rua São Domingos, o número de pessoas reduziu-se consideravelmente.
O autônomo Sérgio Oliveira, que assistiu a partida em um dos bares do bairro Santa Mônica, considerou normal a goleada da Alemanha contra o Brasil. “Todo ser humano está sujeito a essas variáveis. Não foi só hoje, mas no passado também ocorreu. Mesmo sendo inesperado, nós, seres humanos, falhamos e o Felipão admitiu o erro que cometeu”, opinou.
A estudante Eva Xavier disse que o Brasil só perdeu o jogo, porque ficou parado o tempo todo e que faltou a presença de Neymar, que segundo ela, contribuiu para deixar os jogadores desanimados. A estudante afirmou que ficou muito triste, mas que não chorou por causa da derrota.
Fotos: Ed Santos e Ney Silva/Acorda Cidade

